Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > DIPLOMA EM XEQUE

Missão: jornalista

Por lgarcia em 19/02/2003 na edição 212

DIPLOMA EM XEQUE

Felipe Lemos (*)

Com ou sem diploma, uma missão. Com ou sem liminar, a responsabilidade de formar e informar. Em tempos de grande preocupação com o profissionalismo ? e é certo que assim seja ? nada melhor do que o jornalista investigar o que é ser jornalista; profissional de comunicação.

Sai de casa com uma pauta na cabeça, ou à procura de uma, ou ao encontro de uma pré-pronta. Começa a rotina que não é rotineira. É dinamismo puro. É ecletismo. É jogo de cintura. Sai então para a rua ou vai para o telefone e começa a perscrutar, inquirir, comparar, deduzir, raciocinar. Ouve muitos, fala pouco e pensa muitíssimo. Escreve, grava, checa informações, passa boletim, faz passagem, enfim, difunde o que se denomina notícia.

Teoriza-se tanto a respeito dos estilos e modos de escrever, falar e mostrar imagens, porém pouco sobre quem é o jornalista. E nos esquecemos que é um ser humano. E um ser humano carente de compreensão, mas com a responsabilidade de compreender e respeitar. Tem direitos e deveres básicos, comuns aos simples mortais.

Canudo e humildade

Alguns denominam isso de ética.

O saudoso Cláudio Abramo disse que a ética do jornalista é a mesma do marceneiro. Ou seja, a ética de qualquer profissional. Nunca foi outorgado ao jornalista o poder de se colocar acima do bem ou do mal e de tudo e de todos. Ele é que inventa esta condição e acredita nela. Os que sofrem com a irresponsabilidade e a desumanização do jornalismo não acreditam neste princípio (se é que podemos chamar de princípio).

Ter diploma acadêmico é essencial para quem almeja ser profissional. Todavia o jornalista vai além do "canudo". É formado por e para uma vida pautada por uma matéria muita antiga chamada humildade.

Portanto, missão: jornalista.

(*) Jornalista em Florianópolis

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem