Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Morte aos pop-ups, viva os pop-ups

PUBLICIDADE NA NET

Os anúncios pop-up ? aqueles que abrem sozinhos em janelas independentes enquanto se navega na internet ? levaram um novo golpe. A recém-lançada versão 7.01 do navegador Netscape ? da America Online, maior provedor de acesso dos Estados Unidos ? vem com recurso que bloqueia esse tipo de propaganda, como reporta Paul Festa do sítio CNet News [13/12/02]. A novidade vem quatro meses depois que a Earthlink, outro importante provedor americano, passou a oferecer um programa acessório ao Internet Explorer para bloquear pop-ups. Outra medida que anima os internautas que odeiam essas incômodas propagandas é que a AOL reformulou sua política de venda de publicidade e deixará de ceder espaço em pop-ups para terceiros. Segundo a companhia, isto fará com que perca US$ 30 milhões de patrocínios, em 2003.

Observadores da internet chamam atenção, no entanto, de que o recurso bloqueador fica desligado quando se instala o navegador e que ele só é acionado quando se altera a configuração do programa. Mesmo com o filtro ligado, existe uma lista especial de sítios que continuarão podendo abrir janelas automaticamente. Destes, metade são páginas pertencentes à AOL Time Warner. O provedor informa que o usuário pode mudar estes sítios em uma outra área das preferências de configuração e que as páginas privilegiadas foram escolhidas porque comumente usam os pop-ups para exibir informação importante, e não propaganda. O motivo pelo qual foi mantida a possibilidade de colocar pop-ups das empresas afiliadas da AOL Time Warner é muito simples: mesmo sendo incômodo, está provado que este tipo de publicidade é o mais efetivo que há na rede.