Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > NEW YORK

Mudanças à vista

Por lgarcia em 28/02/2001 na edição 110

MONITOR DA IMPRENSA

THE NEW YORK TIMES

Em abril de 2002, Joseph Lelyveld, editor-executivo do New York Times, completará 65 anos, idade oficial para editores do jornal se aposentarem. Especulações sobre o sucessor de Lelyveld já causaram discussões homéricas na redação, mas renderam um consenso: a disputa está entre Bill Keller, editor geral do Times, e Howell Raines, editor de editoriais.

De acordo com Gabriel Snyder [The New York Observer, 26/2/01], diversos integrantes da equipe disseram que a dúvida está se estreitando: o sentimento geral no jornal é de que o cargo de editor-executivo cairá nas mãos de Howell. "Há um consenso crescente quanto ao nome dele", afirmou um jornalista do alto escalão do jornal. "Ficaria muito surpreso se não fosse Howell. Todos que o conhecem sabem que ele quer o cargo e acham que ele merece."

O editor-executivo do Times tem mais influência sobre a cobertura noticiosa, e às vezes sobre política pública, que qualquer outro executivo de notícias nos Estados Unidos.

NEW YORK

A cidade de Nova York nunca foi tão tolerante com o homossexualismo, mas a revista New York ainda teve de passar por poucas e boas ao tentar pescar pessoas para posarem para a capa de sua primeira edição de tema gay. Após contatar mais de 40 defensores da força gay e advogados de defesa da causa, a revista frustrou-se quando os convidados "delicadamente se recusaram" a fazer parte do grupo que seria fotografado para a capa, conta Richard Johnson, Paula Froelich e Chris Wilson [New York Post, 16/2/01].

Entre os nomes famosos chamados para posar estavam Sandra Bernhard, Jann Wenner, dono da US Weekly, e Lily Tomlin, além de atores, produtores e figuras políticas. A idéia da revista era "mostrar que gays ocupam posições de poder e realização em todos os campos – finanças, artes, esportes e moda".

Cinco pessoas aceitaram a proposta, mas o número foi considerado baixo para que a capa seguisse a idéia original da reportagem. "Eu ia colocar a mim mesmo na capa", disse Maer Roshan, editor responsável por esta edição da New York. "Infelizmente, não estou do lado de fora do armário."

Volta ao índice

Monitor da Imprensa – próximo texto

Monitor da Imprensa – texto anterior

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem