Nas páginas do Globe | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES > GAYS

Nas páginas do Globe

Por lgarcia em 09/10/2002 na edição 193

GAYS

The Boston Globe [30/9/02], jornal pertencente ao New York Times, decidiu que vai reportar uniões entre homossexuais, a exemplo de seu proprietário, que anunciou que iria fazê-lo há pouco mais de um mês. O editor do Globe, Martin Baron, afirma que "parece haver muitos leitores interessados em ler a respeito". Os compromissos gays vão aparecer aos domingos numa página de "ocasiões especiais". Diferentemente do Times, o Globe vai publicá-los em uma seção separada dos casamentos tradicionais porque a lei do estado de Massachusetts faz distinção entre as duas variedades.

A discussão sobre se a união homossexual deve ser publicada está crescendo na imprensa dos EUA. A Aliança de Gays e Lésbicas Contra a Difamação afirma que há 139 jornais que já publicam ou se mostram simpáticos à idéia. Muitos, no entanto, não tratam o assunto em matérias, aceitando apenas anúncios pagos.

Pesquisa do Globe com os principais jornais americanos mostra que há uma série de confusas posturas não-oficiais. Em geral, noticiar uniões entre pessoas do mesmo sexo é coisa rara. Ao mesmo tempo, jornais que resolveram colocá-las em suas páginas não tiveram muitas reações negativas das comunidades que atendem. Em nota aos leitores, o Globe enfatizou que tem ciência de que a união homossexual ainda gera intensos debates em círculos políticos e religiosos, o que continuará sendo coberto normalmente.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem