Sábado, 19 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

PRIMEIRAS EDIçõES > REFÚGIOS DIGITAIS

Nichos literários na internet

Por lgarcia em 28/10/2003 na edição 248

REFÚGIOS DIGITAIS

Deonísio da Silva

Uma pena ser tão curta a matéria de Época (n? 284, 27/10/03) sobre os livros eletrônicos. Se saíram de moda, mas conquistam cada vez mais os autores, como afirma o texto de Lina Cavalcante, então precisamos aprofundar o tema.

A reportagem não toca no caso dos dicionários e livros de referência, cujo sucesso é muito grande. Com dicionários eletrônicos à disposição a um simples toque no teclado do computador, não foi para as cucuias o costume de molhar o dedo na boca para virar a página. Os caminhos do livro são complementares.

A jornalista destacou com muita pertinência o caso mais emblemático: o refúgio, na rede, de autores ainda censurados. É uma censura complexa e sutil, mas não deixa de ser censura. Janer Cristaldo, que já travou célebres polêmicas (uma das quais com Manuela Carneiro da Cunha, antropóloga e professora da USP), faz declaração preocupante: "O que abordo não é ?politicamente correto? e, por isso, não encontro editor". (O livro Ianoblefe, em que Cristaldo denuncia que o propalado massacre dos índios ianomâmis jamais ocorreu, apesar de ter obtido repercussão internacional, é um dos títulos disponíveis nesses nichos).

Janer Cristaldo, gaúcho de Santana do Livramento, tem 12 livros eletrônicos disponíveis na rede. O romancista, além de tradutor experimentado ? entre outros, traduziu Ernesto Sabato e mantém tradução inédita, do sueco, de um curioso romance de um Prêmio Nobel de Física ? é doutor em Letras pela Sorbonne Nouvelle (Paris III).

Aos 56 anos, um escritor de seu talento e com sua obra ficar confinado à internet, "cousa é que admira e consterna", como dizia Machado de Assis. Com a palavra, os editores. Que desencontro é este?

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem