Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

No auge da repressão

AS GARRAS DO CONDOR

As garras do condor, de Nilson Mariano, Editora Vozes, 2003, 328 pp. Preço: R$ 43

[do release do MJDH]

O Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) convida para o lançamento do livro As garras do condor, do jornalista gaúcho Nilson Mariano. A sessão de autógrafos ocorre no dia 11 de setembro, às 19h, no Restaurante Birra e Pasta (Praia de Belas Shopping Center, em Porto Alegre), data que lembra os 30 anos do golpe militar promovido no Chile pelo general Augusto Pinochet, um dos mentores da Operação Condor.

No lançamento, o livro poderá ser comprado a preço reduzido ? a renda será revertida ao MJDH para financiar as atividades da mais importante organização de direitos humanos do Rio Grande do Sul, que atravessa grave crise financeira.

Considerado o mais completo documento em língua portuguesa sobre as operações clandestinas de regimes militares do Cone Sul contra seus opositores, o livro-reportagem relata a cooperação dos governos de Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia para prender, torturar, matar e ocultar presos políticos. Mesmo após escrever reportagens publicadas no jornal Zero Hora sobre a Operação Condor, Mariano permaneceu investigando documentos e entrevistando personagens que testemunharam a mais violenta repressão já vivida no continente americano.

As garras do condor descreve a eclosão de sucessivos golpes de Estado no Cone Sul de nossa América e o advento do terrorismo de Estado ? que derrubou fronteiras políticas e ideológicas para eliminar adversários dos regimes militares.

ESTANTE


Aumenta que isso aí é rock and roll ? mídia, gênero musical e identidade, de Jeder Janotti Jr., Editora e-papers, 106 pp. Preço: R$ 19


O professor Jeder Janotti Jr., da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, teve publicado pela editora carioca E-Papers seu livro Aumenta que isso aí é rock and roll ? mídia, gênero musical e identidade. No livro, o professor aborda o rock em suas relações midiáticas a partir de dados históricos, tecnológicos e de sua apropriação através do consumo cultural. O livro pode ser comprado na página da editora: <http://www.e-papers.com.br>.