Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > PROVÃO

Nos estertores, um exemplar CQD

Por lgarcia em 11/12/2002 na edição 202

PROVÃO

V. G.

A expressão CQD é uma daquelas expressões da lógica reduzidas a uma sigla. Significa: Como queríamos demonstrar.

O título poderia ser Anafi e Enecos juntas contra o provão. Todos sabem que a Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação) é contra o provão. Só neste Observatório da Imprensa manifestou-se em inúmeras ocasiões. Dispensáveis as remissões. O sistema de busca do OI está em pleno funcionamento e apresenta bons resultados.

Anafi é uma sigla menos conhecida do grande público. Está mais presente nos corredores de órgãos públicos e sua prática é conhecida como lobby. A sigla significa: Associação Nacional das Faculdades e Institutos Superiores. É, portanto, uma entidade de defesa do ensino privado mais recente, que ainda não alcançou o status de Universidade ou de Centro Universitário.

Muitas das associadas das associadas da Anafi são arapucas (mas a imprensa prefere silenciar e conquistar o anunciante). Talvez a maioria.

Outras nem tanto.

Conheço pessoalmente várias instituições de ensino cujos dirigentes são dedicados, honestos e sérios educadores. Muitos começaram cerca de trinta anos atrás, ajudando a família dando aulas particulares, cresceram e montaram pequenos cursinhos (a maioria para supletivos). Outros caminharam para cursos técnicos. Vários, agora, pedem autorização para se transformarem em Faculdades.

A última vez que a Anafi esteve nos jornais foi na eleição de sua nova diretoria. Havia duas chapas, ambas se consideravam vitoriosas e disputavam a entidade na Justiça. Os jornais não informaram qual grupo venceu e hoje domina a entidade.

Mas a Anafi agora aparece no sítio do Inep.

Os resultados do Provão estão previstos para serem divulgados nesta quarta-feira, 11 de dezembro. Mas, como já vem fazendo há alguns anos, as instituições não são mais surpreendidas com o resultado pelos jornais. Os coordenadores recebem um login e uma senha que permite o acesso ao relatório do seu curso.

Esse ano, quem foi ao endereço onde digitaria o login e a senha e acessaria ao relatório do curso, teve uma surpresa. Apareceu uma caixa pop-up, com o seguinte texto:

"NOTA

A divulgação dos resultados do Exame Nacional de Cursos está temporariamente suspensa em face de decisão da doutora Regina Coeli M. C. Peixoto, Juíza Federal Convocada, da 1?. Turma do Tribunal Regional Federal da 2?. Região, proferida nos autos da Ação Ordinária interposta pela Associação Nacional de Faculdades e Institutos Superiores (ANAFI). O Ministério da Educação já está tomando as providências junto à Advocacia Geral da União com vista à cassação dessa decisão.

Brasília, 6 de dezembro de 2002

Tancredo Maia Filho

Diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior / INEP / MEC"

Os donos de faculdades particulares procuraram a Justiça para evitar a divulgação dos resultados do provão. Sinal de que o exame incomoda e faz efeito. Se todos "boicotassem" a prova, como faz parte expressiva (mas minoritária) dos estudantes de Jornalismo, a Anafi não teria o que temer, os resultados estariam alterados e não teriam valor.

Como o boicote só atingiu parte dos cursos de Jornalismo, agora os dirigentes temerosos de uma imagem negativa tentam (e até o fechamento deste texto, sábado, 7 de dezembro de 2002, conseguem) impedir a divulgação dos resultados do provão.

Os estudantes de Jornalismo e os donos de Faculdades privadas combatem o provão por motivos diferentes. Mas que estão do mesmo lado, neste momento, é fato.

Infelizmente para uns, felizmente para outros, o provão não deve sobreviver no próximo governo.

Espero sinceramente que a Anafi e a Enecos não se encontrem novamente na mesma trincheira no futuro.

Torço ardentemente e informo publicamente (privadamente já informei aos coordenadores) que estou à disposição dos alunos para fazer andar o projeto Avaliação para Valer, iniciativa da Enecos. Quem sabe agora, sem necessitar de gastar esforços para boicotar o provão, o projeto finalmente se viabilize e produza resultados.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem