Domingo, 18 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº974

PRIMEIRAS EDIçõES > SOB CENSURA

Nota de repúdio dos médicos

Por lgarcia em 30/10/2002 na edição 196

CORREIO SOB CENSURA

José Erivalder Guimarães de Oliveira (*)

A Confederação Médica Brasileira vem a público demonstrar indignação pelo pedido de censura feito pela coligação Frente Brasília Solidária e pelo governador Joaquim Roriz (PMDB) ao jornal Correio Brasiliense, edição do dia 24.

Em um ato que nos faz lembrar os tempos mais terríveis da ditadura militar, quando os jornais tinham de submeter as matérias ao crivo de censores dentro da redação, via telefone ou obedecendo a bilhetes que relacionavam os assuntos que não podiam ser tratados naquela edição, o Correio Brasiliense recebeu, em plena democracia, a visita de oficiais de Justiça prontos para censurar toda e qualquer reportagem que transcrevesse trechos de uma gravação realizada com autorização judicial e que relacionasse o governador Joaquim Roriz (PMDB).

O jornal estava de posse de trechos das fitas de gravação das conversas telefônicas interceptadas por ordem judicial e se referiam a conversas de personagens do primeiro escalão do governo do Distrito Federal com os irmãos Pedro Passos e Márcio Passos, empresários acusados de parcelamento irregular do solo.

Ficamos estarrecidos com a notícia. Brasília sofreu um profundo golpe contra a liberdade de imprensa e isso só foi possível graças ao uso do poder proferido pelo governador, que coincidentemente é candidato à reeleição no estado.

Com certeza a ação descabida da Justiça se inscreverá na história da imprensa e da democracia brasileira. É a primeira vez e esperamos ser a última, desde a ditadura militar, que um jornal de grande porte é vítima de censura explícita, mesmo sob autorização judicial.

Nós, médicos da Confederação Médica Brasileira, deixamos nossa mensagem de solidariedade aos jornalistas deste importante veículo de comunicação.

(*) Presidente da Confederação Médica Brasileira

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem