Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Nova revista de resenhas

LITERATURA

O título promete reunir um conceito da era da internet (agregar conteúdo) com um meio antigo (a revista) a serviço de outro meio ainda mais antigo (livros). A revista Bookmarks ? que significa marcador de livros, mas também é lista de endereços favoritos do navegador Netscape ? pretende ajudar o leitor a escolher, entre as centenas de lançamentos literários, as obras que realmente valem a pena folhear. Para isso, reúne fragmentos de resenhas de diversas publicações, como New York Times, Salon.com, New Yorker, Newsweek, Esquire e Entertainment Weekly.

Os 60 livros da edição número zero ? a estréia deve ser em setembro ? são apresentados em amostras das resenhas coletadas e um sistema de avaliação que vai de uma a cinco estrelas (de “não perca seu tempo” a “um dos melhores do gênero”). Dar notas a obras literárias é muito reducionista, reconhece a própria revista, mas ajuda a fazer escolhas no meio de tantas opções. Conta Jeff Bercovici [Media Life, 15/8/02] que Bookmarks ainda não tem anunciantes, e por ora depende da circulação, o que explica o preço de capa relativamente alto: US$ 4,95.

Menos anúncios, menos resenhas

Apesar do status de leitura obrigatória no mundo literário e de 1,7 milhão de assinantes nos Estados Unidos, a New York Times Book Review está sofrendo com a queda de publicidade que vitimou tantos outros veículos nos últimos meses. Cada vez mais magro, o caderno passou a resenhar menos livros por semana, o que tem preocupado editoras e escritores aguardando um espaço no prestigiado TBR, relata Suzanne Smalley [Newsweek, 26/8/02].

Como na indústria cinematográfica, obras que começam vendendo pouco logo perdem o investimento em marketing. “Estamos tentando distribuir as perdas para que autores iniciantes e editoras pequenas não sejam os únicos negligenciados”, diz o editor Charles McGrath.