Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Nova tática de vendas

NEW YORK SUN

De alternativa ao New York Times à leitura complementar deste: esta é a nova estratégia de marketing do conservador New York Sun. Num mercado já saturado com quatro diários em língua inglesa, o Sun estreou há seis meses com a ambição de conquistar leitores apresentando uma visão oposta a do liberal Times. Embora o Audit Bureau of Circulations ainda não tenha anunciado a quantas anda a circulação do jornal, as evidências indicam fracasso: o diário acaba de cortar o preço de capa pela metade e introduzir um novo slogan: "Espere um ponto de vista diferente."

"Os leitores podem levar uma cópia do Sun e uma do Times por um dólar", aponta o diretor William Kummel. "Por apenas 25 centavos, eles têm uma segunda opinião." Seth Lipsky, presidente, editor e fundador do Sun, explica que o slogan surgiu de uma pesquisa de mercado realizada após o lançamento do jornal. "Uma das coisas que as pessoas acharam atraente foi o ponto de vista diferente do Times. Isto era verdade tanto para os que amam o NYT quanto para os que estão frustrados com ele." Além disso, o leitor de dois jornais por dia ainda existe em Nova York, assegura.

A estratégia pode dar resultado: o New York Post conseguiu aumentar a circulação após reduzir o preço pela metade há dois anos, atraindo até leitores dos rivais. Segundo números do Audit Bureau of Circulations, o Daily News foi o único jornal de NY a sofrer queda na venda de exemplares em dias da semana. O tablóide permanece o sexto maior jornal americano, com 715 mil cópias, mas deixou de vender 18 mil exemplares entre abril e setembro desse ano. O Post, nesse mesmo período, vendeu 56 mil cópias a mais. Informações de Jeff Bercovici [Media Life, 1/11/02] e James Madore [Newsday, 2/11].