Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > HISTÓRIA

O Brasil através dos tempos

Por lgarcia em 29/01/2003 na edição 209

HISTÓRIA

Brasil: uma História ? A incrível saga de um país, de Eduardo Bueno, 447 pp., Editora Ática, São Paulo, 2002; R$ 49,90


[Do release da editora]

Brasil: uma História (Editora Ática) coloca ao alcance dos leitores o estilo consagrado de Eduardo Bueno narrar a História do país: prosa leve e saborosa, visão crítica e investigativa, profusão de informações e dados curiosos.

Virou lugar-comum dizer que o brasileiro não tem memória, mas o sucesso e a vendagem dos livros de Eduardo Bueno vieram a demonstrar que o público está sempre pronto a conhecer a História do país, desde que a leitura seja cativante e dinâmica. Brasil: uma História apresenta essas qualidades. Melhor: conta ainda com a rica experiência jornalística do autor garantindo que o leitor saberá "quem", "o quê", "como", "quando" e o "por quê" dos principais acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais do nosso passado, abordados sempre que possível de forma integrada com as questões do presente.

Quadros explicativos aprofundam o assunto principal, revelando facetas desconhecidas de certos personagens históricos, aspectos inusitados de episódios consagrados e curiosidades bem-humoradas. O volume traz centenas de imagens obtidas dos principais museus do país, mapas, fotos de satélite e ilustrações especialmente produzidas para a edição ? cujo projeto gráfico é assinado por Victor Burton, um dos profissionais mais reconhecidos do país nessa área.

Brasil: uma História constitui-se não apenas uma obra de consulta e referência para os jovens estudantes, mas boa leitura para aqueles que querem conhecer e entender melhor o país. De acordo com a historiadora Mary Del Priore, professora da USP e coordenadora do Arquivo Nacional/RJ, que assina a apresentação do livro, o trabalho de Bueno "ajuda a renovar o gosto pela História do Brasil".

Eduardo Bueno é autor de A viagem do descobrimento e Náufragos e degredados, ambos adotados em muitas escolas, e do recente Pau-Brasil. Além disso, traduziu Pé na estrada (On the road), do beatnik Jack Kerouac.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem