Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > PIRATARIA

O Estado de S. Paulo

Por lgarcia em 14/05/2003 na edição 224

AOL TIME WARNER

“Turner vende parte das ações da AOL”, copyright O Estado de S. Paulo, 7/05/03

“Ted Turner, maior acionista individual da AOL Time Warner, vendeu 60 milhões de ações da empresa, mais de metade de sua parte, por US$ 789 milhões. Do total, 10% foram doados a um fundo com fins beneficentes, e essas ações também foram liquidadas.

O comprador é o banco de investimentos Goldman, Sachs, que informou que irá repassar os papéis a investidores institucionais. Turner, de 64 anos, renunciará à vice-presidência da AOL Time Warner, mas continuará na diretoria. Fontes ligadas ao empresário dizem que ele sentiu-se obrigado a permanecer na direção porque poucos dos demais diretores dedicaram a maior parte de suas carreiras aos negócios de comunicações.

Oficialmente, Turner disse que estava renunciando à vice-presidência para dedicar-se mais às atividades filantrópicas. Mas pessoas ligadas a ele dizem que o empresário, que construiu um império com o canal de TV por assinatura CNN e com os canais a cabo TBS e TNT, está muito decepcionado com as perspectivas de sua empresa. Nos últimos dois anos, o preço das ações da AOL Time Warner caiu 70%, e não há sinal de que venha a se recuperar logo.

As relações entre Turner – que continuará como principal acionista da companhia, com 45 milhões de papéis – e o presidente-executivo Stephen M.

Case estão muito abaladas. Na próxima semana, durante a reunião anual da empresa, Case deverá renunciar ao cargo, por pressão do próprio Turner e de outros acionistas. Afirma-se que o empresário tem preferência por Richard Parsons para comandar a companhia. De modo geral, ele acha que a empresa está sendo mal administrada.

Turner informou que desistiu de vender pequenos lotes de ações periodicamente. Para os analistas, a decisão de vender um número expressivo de papéis, de uma vez, ajudará a recuperar sua cotação. ?Do ponto de vista do acionista, é bom observar um processo ordenado de venda, ao contrário da comercialização de blocos de 1 milhão de ações por dia?, afirmou Jordan Rohan, analista da Soundview Technologies.

Comenta-se que Turner poderia aplicar parte do dinheiro que recebeu na ampliação de sua rede de restaurantes que trabalham com carne de búfalo. (Agências internacionais)”

 

BLOG CASA CLÁUDIA

“Revista faz blog com notícias de bastidores”, copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 8/05/03

“Criatividade e originalidade são os pontos fortes da jornalista Luciana Benatti. A repórter da Casa Cláudia teve uma idéia tão diferente que Elda Müller, diretora do Grupo Casa e Família da Editora Abril, resolveu abraçar: ela criou um blog para acompanhar os bastidores da montagem da 17? edição da Casa Cor, importante evento de decoração do país. Para atualizá-lo, ela só precisa de uma câmera digital e de um computador portátil.

Quando apresentou a proposta a Elda, a primeira pergunta feita pela diretora foi: ?Por que fazer um blog se você poderia criar um espaço dentro do site da Casa Cláudia??. Luciana tinha a resposta na ponta da língua. ?O blog tem três coisas que o diferenciam de um site: agilidade, o formato de um diário e a possibilidade de criar uma área de comentários?. A diretora de redação da revista, Silvia Azevedo Farias, assinou embaixo: ?A mescla de notícia e opinião também é um dos aspectos que mais atraem os leitores?

A jornalista conta que queria atualizar as notícias em tempo real. Com uma câmera digital nas mãos ela diz que não depende de ninguém para ilustrar suas matérias e publicá-las. ?O site normal exige um tratamento diferenciado?, explica. Luciana observa que, ao fazer um blog, é possível dar a ele a cara de seu autor. ?Faço apuração, reportagem, mas também há a minha visão. Consigo passar para o leitor que há alguém aqui escrevendo notícias de primeira mão. Isso dá idéia de proximidade?. E por último ela conta que a área de comentários possibilita a participação dos leitores e sugestões de pautas. Eles podem dizer o que querem ler mais no blog. O espaço funciona como uma espécie de termômetro, permitindo que Luciana saiba o que deve ou não abordar nas futuras matérias.

?Procuro não ficar presa só à decoração. Também abro espaço para entrevistas com personagens comuns, como foi o caso do jardineiro e de uma dona de banca de jornal que trabalha na rua da Casa Cor?. Isso, inclusive, chamou a atenção dos leitores. Tanto que eles pediram para ela conversar mais com gente comum.

O layout do blog é criação do webdesigner do site da Casa Cláudia, Yury Hermuche. Para facilitar o trabalho da repórter, a equipe de Sistemas da Editora Abril criou um publicador. Em menos de dois meses, o blog já estava no ar.

Luciana passa a semana toda no Casa Cor, que fica na Rua A. Rio Claro, no bairro de Bela Vista, em São Paulo, de onde ela atualiza o site, das 9h às 18h. No fim de semana, a jornalista procura fazer uma visita ao local e escrever um resumo das novidades.

A paixão por decoração e arquitetura surgiu quando ela começou a trabalhar para a Casa Cláudia, em 2000, justamente durante a Casa Cor daquele ano. Antes, Luciana passou pelas redações da Folha de S. Paulo e Guia Quatro Rodas.

A Casa Cor vai acontecer entre 27/05 e 09/07/03.”

 

PIRATARIA

“CCJ aprova lei mais dura contra pirataria de CDs”, copyright O Estado de S. Paulo, 9/05/03

“A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem projeto do Executivo que prevê penas mais duras para quem piratear bens intelectuais, como CDs. Pelo parecer do senador João Capiberibe (PSB-AP), as penas de reclusão, que hoje variam de 6 meses a 2 anos, sobem para 2 a 4 anos. O projeto vai agora a plenário.

No relatório, Capiberibe citou dados segundo os quais o poder público deixa de arrecadar cerca de R$ 250 milhões em impostos em virtude da falsificação.

?Com a pena superior a 2 anos não será mais possível pedir a suspensão do processo?, disse o senador Demóstenes Torres (PFL-GO). ?Isto porque, pela Lei dos Juizados Especiais, o acusado de falsificação pode pedir a suspensão do processo caso sua pena seja inferior a 2 anos.?”

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem