Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

O fetiche da velocidade

TEMPO REAL

Jornalismo em ‘tempo real’ ? O fetiche da velocidade, de Sylvia Moretzsohn. Editora Revan, Rio de Janeiro. 2002

Fabio Lima (*)

A Editora Revan está lançando o livro Jornalismo em ?tempo real? ? O fetiche da velocidade“, da jornalista e professora da UFF Sylvia Moretzsohn. Apoiada em estudos dos processos midiáticos da Europa e dos EUA, a autora esboça um quadro das tendências atuais de desenvolvimento do jornalismo nos campos da mídia impressa, da TV e da internet.

O tempo do mercado financeiro dita a regra: rush or perish ? corra ou morra. A rapidez é a condição da sobrevivência, sem que, entretanto, se saiba em que sentido é preciso ser rápido. O jornalismo do “tempo real” esconde a crítica e encobre a lógica do capital: ao contrário, celebra a “nova utopia tecnológica” representada pela internet e sua possibilidade de interligar o mundo com informações instantâneas e em fluxo contínuo.

O livro propõe essa crítica, tomando por base os conflitos presentes na tradicional promessa do jornalismo de dar “a verdade em primeira mão”. Assim, divide o tema em duas partes, para depois cruzá-las novamente, extraindo daí uma síntese que busca outra qualidade para o trabalho jornalístico. Primeiro, analisa o contexto no qual se constitui a percepção de “aceleração do tempo”, que a imprensa, consolidando-se como atividade industrial, ajuda a sedimentar. Em seguida, trata dos princípios e métodos segundo os quais o jornalismo pretende cumprir o ideal iluminista de “dizer a verdade”, demonstrando como esse ideal é sistematicamente traído diante das condições reais de produção ? que, na era do “tempo real”, funcionam de acordo com a valorização da informação instantânea.

Retomando um conceito clássico da teoria marxista, expõe as implicações contidas na definição da notícia como mercadoria e conclui que a velocidade é um fetiche reproduzido sistematicamente pelo jornalismo, expresso exemplarmente num comentário de Luis Fernando Verissimo: “Vivemos num tempo maluco em que a informação é tão rápida que exige explicação instantânea e tão superficial que qualquer explicação serve.”

(*) E-mail: <imprensa@revan.com.br>; URL: <www.revan.com.br>.