Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES >

O Globo

Por lgarcia em 05/08/2003 na edição 236

ECONOMIST vs. BERLUSCONI

"?The Economist? é alvo do grupo de Berlusconi", copyright O Globo, 2/8/03

"Empresa da família do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, a Fininvest ameaçou ontem processar a revista britânica ?The Economist? por ter publicado novas acusações ao premier. A revista, que tem estado em pé de guerra com Berlusconi, divulgou ontem um vasto dossiê detalhando inúmeras acusações de suborno e acusando-o de abusar do poder para ameaçar a Justiça.

?A Fininvest é objeto de uma campanha hostil destinada, antes de tudo, a desacreditar o governo italiano e pôr uma mancha num dos homens de negócios mais experientes e brilhantes dos últimos 25 anos?, disse a empresa em comunicado. ?Nossa equipe de advogados está examinando o dossiê e é óbvio que haverá uma questão judicial sobre essa desprezível investigação jornalística?.

A ?Economist? considera Berlusconi ?o caso mais extremo na Europa de abuso, por um capitalista, da democracia em que ele vive e atua.?"

 


"Revista ?The Economist? publica ataque feroz contra Berlusconi", copyright Folha de S. Paulo, 1/08/03

"Conhecida por sua oposição ferrenha a Silvio Berlusconi, a influente revista britânica ?The Economist? traz na edição publicada ontem um duro ataque ao premiê italiano, desafiando-o a responder a uma avalanche de questões sobre seus negócios durante os últimos 30 anos.

Aumentando o tom de sua longa campanha contra o atual presidente da União Européia, a revista conservadora publica extenso dossiê, com detalhes de várias acusações que pesam contra Berlusconi. Ela faz também duras críticas à recente aprovação, pelo Parlamento italiano, de uma lei que concede imunidade aos cinco principais membros do governo.

A aprovação foi considerada ?sob medida? para Berlusconi, que responde a um processo -agora paralisado- em que é acusado de subornar dois juízes durante a privatização de uma empresa de alimentos, em meados dos anos 1980.

?A ?Economist? está preocupada com Berlusconi tanto por ser uma penúria para os italianos e seu Judiciário quanto por ser o caso mais extremo na Europa de abuso por um capitalista à democracia na qual ele vive?, diz a revista.

Reação

Um porta-voz de Berlusconi disse que ele ainda não havia tido tempo para ler a revista. ?Seus advogados a lerão?, acrescentou. O premiê já tem um processo contra a revista por causa de um artigo publicado em 2001 com o título ?Por que Silvio Berlusconi é inepto para liderar a Itália?.

Considerado o homem mais rico da Itália, o premiê, de centro-direita, nega todas as acusações e afirma ser vítima de perseguição de promotores e juízes com motivações políticas."

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem