Domingo, 24 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > INTERESSE PÚBLICO

O Globo

Por lgarcia em 01/08/2001 na edição 132

INTERESSE P?BLICO

"ANJ protesta contra apreensão de jornal no Sul", copyright O Globo, 27/7/01

"A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou nota criticando a apreensão da ?Tribuna Popular?, de São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul. O jornal foi apreendido sábado por decisão da juíza Ana Paula Braga Alencastro, que concedeu liminar pedida pelo prefeito Dari Pagel. A reportagem que o prefeito não queria ver publicada anunciava que ele tinha sido denunciado por improbidade administrativa.

Pagel é acusado de ter fraudado o Fundo de Aposentadoria dos Municipários em R$ 20.615,92. A ANJ ressalta o respeito com que trata as decisões judiciais, mas afirma não concordar com a apreensão de um jornal publicado regularmente, independentemente do motivo alegado.

A apreensão contraria, segundo a ANJ, o direito constitucional à liberdade de expressão. A entidade expressou ?seu repúdio a mais este atentado à liberdade de imprensa cometido no Brasil?."

 

"Jornal gaúcho é apreendido pela Justiça", copyright Folha de S.Paulo, 25/7/01

"A edição do último sábado [21/7/01] do jornal quinzenal ?Tribuna Popular? , de São Lourenço do Sul (RS), foi apreendida pela Justiça por decisão da juíza Ana Paula Braga Alencastro, de Tapes (RS).

A juíza concedeu liminar a uma ação cautelar de busca e apreensão movida pelo prefeito de São Lourenço do Sul, Dari Pagel (PPB), contra o jornal. Na edição apreendida, a ?Tribuna Popular? noticiava em sua primeira página que o prefeito era réu em uma ação por improbidade administrativa e que podia ser cassado.

Em seu pedido, o prefeito alegou que a publicação atingia sua moral. A mesma notícia apareceu no sábado em outro jornal que circula na cidade, o ?Diário Popular?, de Pelotas, e foi publicada nos dias subseqüentes também no ?Diário da Manhã?, de Pelotas, e na edição regional do ?Zero Hora?.

A direção da ?Tribuna Popular? entrou com recurso pedindo a liberação da edição e vai mover uma ação por perdas e danos."

    
    
              

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem