Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

O Globo


CASO ABRAVANEL

"?Perdôo os seqüestradores?", copyright O Globo, 29/08/01

"Depois de sete dias em poder de seqüestradores, Patrícia Abravanel, de 24 anos, filha do apresentador Silvio Santos, foi libertada na madrugada de ontem a 500 metros de casa, no Morumbi, onde chegou dirigindo o próprio carro, em que fora levada. Treze horas depois, deu uma entrevista da sacada de casa, dizendo que perdoa os seqüestradores e atribuindo a violência no país à corrupção. Citando Deus 67 vezes, disse que foi a fé que a salvou.

A seguir, os principais trechos da entrevista:

PERDÃO: Perdôo os seqüestradores, não perdôo o sistema de corrupção. Quero que o juízo de Deus venha sobre o sistema de corrupção do Brasil, porque o povo brasileiro merece ser cuidado.

CORRUPÇÃO: Quem tem de ser punido é o sistema de corrupção. Porque o povo brasileiro é bom. É um povo que precisa ser cuidado. Só isso. Quando você passa fome, não tem jeito. Você está vendo o outro passar fome, você não consegue. Na vida Deus me dá o suficiente para eu não ficar amargurada contra você, mas também não me dá muito para eu não me ensoberbecer, algo assim. E eles estão passando fome, gente.

CRÍTICA SOCIAL: Os seqüestradores eram jovens, que passam felicidade, como todo brasileiro. Você vê, é muita diferença social, uns têm muito e outros têm pouco. E os que têm muito, em vez de dividir com os que têm pouco, ficam só enchendo o saco, com um monte de dinheiro. E não é isso. Acho que meu pai precisa de Deus. Essa é a verdade. E ele podia achar outras formas de dar para esse povo. Não é dar uma casa, é mais profundo. É dando educação, dando o equilíbrio social. Existem outras formas. Acho que ele poderia ajudar nisso, acabar com o sistema de corrupção. Acho que ele poderia fazer muito pelo Brasil, mas só com Deus.

FOME: Quando você passa fome, o que você vai fazer? Você vê seus filhos passando fome, seus amigos, o que você faz? Gente, eles roubam milhões. Tem gente roubando milhões desse povo que sofre. Quero o juízo de Deus sobre essas pessoas que roubam milhões do povo.

PREMONIÇÃO: Tinha tido um sonho um dia antes. Vou falar sinceramente. Fui para a igreja segunda-feira e houve uma palavra de Deus que falava para a gente tomar cuidado, que algo poderia acontecer. E aí a pastora mandou ungir, que é cobrir nossas vidas. Então minha mãe me ungiu, cobriu nossas vidas. Então, quando aconteceu, falei: ?Deus, eis-me aqui. É para alguma coisa.? A gente orou na igreja contra isso.

ARREPENDIDOS: Eles falaram que o meu Deus é poderoso, que eles não estavam entendendo porque estavam fazendo isso, porque não estavam conseguindo encostar a mão em mim e como eles não estavam nem mais querendo o dinheiro. Eles ficaram arrependidos de tudo que fizeram.

SEQÜESTRADORES: Não sei quantos eram. Falavam sempre em números diferentes. Que conheci eram três. Não vi o rosto. Estavam sempre de máscara, um capuz que só ficavam os olhos de fora. Eram jovens.

TRANQÜILIDADE: Fiquei tranqüila. Parecia que Deus me deu um sonho e era com tubarões. Tinha de chamar eles de tubarões. E na hora que aconteceu tudo aquilo me deu uma paz. Deus estava lá, todo o tempo. Fiquei em paz. Saí aqui de casa, cheguei lá e foi assim: eu dava paz para eles. Era impressionante.

AMEAÇA: Eles não me encostaram a mão em nenhum momento. Estou feliz, em nenhum momento fiquei abalada.

LIBERTAÇÃO: Eles me deixaram numa rua. Contei até 25 pra deixar eles irem embora. E vim embora. Foi perto do Morumbi, perto do Palácio (dos Bandeirantes, sede do governo do estado). Não acreditei. Ele (um dos seqüestradores) acordou na segunda-feira e falou assim: ?Hoje você vai embora. Não importa se vão pagar o resgate ou não, você vai embora.? Eu estava com a Bíblia lá. Ele escreveu assim: ?Você é a melhor pessoa do mundo.? E era Deus ali, era a oração do povo de Deus. Ele me colocou venda nos olhos, me colocou no carro. Eu estava tão confiante!. Na vida da gente todas as coisas cooperam para o bem daquele que ama a Deus. É impossível viver sem Deus. Quando cheguei não estava chorando em momento algum. Chorei de gratidão. Quem é de Deus chora porque é grato. Cheguei aqui e falei: ?Estou em casa. Cheguei bem.? Foi emocionante. Queria voar. Estava fora de mim. Vim na frente, no carro. Não vim sedada. Nunca me sedaram. Estava eu e mais um. O carro ficou o tempo todo na garagem de lá. Já estou comemorando. Quero dizer que me senti muito amada por muita gente. Não sabia que era tão amada assim. Teve um outro, no último dia, que chorou arrependido: ?Não sei por que fiz isso.? Me despedi deles. Disse pra eles fazerem o bem. Eles pediram desculpas. Chegou um ponto que eles disseram que não sabiam porque estavam fazendo isso. Eles me chamavam de princesa. ?Me perdoa, princesa?, assim eles falavam.

O PAI: Meu pai não tem Deus ainda. Ele ficou muito mal. Creio que meu pai agora está pensando assim: esse Deus aí é poderoso, é mais do que eu, esse Deus não precisou do meu dinheiro, esse Deus é bom.

VOLTA À FACULDADE: Vou, vou numa boa. Tenho Deus. Não vou com segurança. Quem é por mim é Deus, é muito maior do que tudo. Creio que Deus vai comigo. E essa é a minha segurança. Só Deus. Nunca andei com segurança.

INCENTIVO: Não quero incentivar seqüestros, muito pelo contrário. Deus é justo. Ele faz justiça. A polícia vai fazer justiça. A polícia é um governo estabelecido por Deus. É óbvio que é absurdo seqüestrar. Eles vão ser presos. A polícia vai fazer o trabalho dela e eu vou ficar na minha. Não vou me envolver com a polícia. Estou salva, estou dando glória a Deus. Estou falando que Deus é fiel e Deus fez isso para atingir a vida de vocês. De vocês, tá? De repente, a prisão é o que eles precisam para buscar Deus.

LIÇÃO: Olha, isso aconteceu para vocês buscarem Deus. Porque quando você tem Deus já busca sempre, por amor, você tem a certeza de que ele está no controle de tudo, e todas as coisas cooperam para o bem. É isso que já falei mil vezes. E isso serviu pra vocês, para o Brasil, buscar Deus. Deus é fiel, Jesus é fiel.

RECADO: É tempo de se arrepender dos pecados, se arrepender da corrupção, se arrepender e olhar para Deus. É tempo de arrependimento, porque é chegada a hora de Deus vir aqui e tocar o coração de todos vocês. E o único choro que vai ter será para agradecer. O choro do povo de Deus vai ser olhar para Deus e dizer: ?Obrigada! Porque você existe, porque você cuida, porque você nunca, jamais abandonou a gente?. Nós é que abandonamos Deus, mas Deus está ali, olhando."

***

"?Não há verdade absoluta?", copyright O Globo, 29/08/01

"Ao fim do seqüestro da filha Patrícia Abravanel, o empresário e apresentador Silvio Santos, que pedira que a imprensa nada divulgasse sobre o caso, ontem disse acreditar que os veículos devem seguir a orientação da polícia.

– Em qualquer seqüestro, a imprensa deve se manter respeitando a orientação policial. Cada caso é um caso. Dizer que a imprensa ajuda, divulgando, ou dizer que a imprensa prejudica, não é uma verdade total.

A imprensa brasileira, na opinião do apresentador, deveria seguir o exemplo americano. Nos Estados Unidos, segundo ele, a imprensa respeita a orientação policial em casos de seqüestro.

– Há casos que a imprensa deve divulgar, há casos que a imprensa não deve divulgar. Não há uma verdade absoluta quanto a isso. A imprensa deve pedir orientação aos policiais. Eles conhecem, têm experiência. E nada é mais importante do que a experiência – disse o empresário."

"Coletiva aumenta ibope de TVs", copyright O Estado de S. Paulo , 29/08/01

"Silvio Santos surge na sacada para fechar a entrevista coletiva de sua filha Patrícia. São 16h41, exatos três minutos após a Globo sair da cobertura. O efeito é imediato. A rede dos Marinhos, que desde as 16h20 abocanhara 21,8 pontos de ibope, vê seus índices desabarem para 14,7. É quando parte do público migra para o SBT, que cresce de 12 para 16,6 pontos. A entrevista de Patrícia aumentou a audiência média de todas as emissoras de TV aberta que a transmitiram, entre 16h20 e 16h45, quando Silvio saiu da sacada após falar sobre o caso.

Metade (49,3%) das casas com TV na Grande São Paulo estavam com televisores ligados durante a coletiva. As três principais líderes do horário aumentaram as médias habituais: Globo (21,8 pontos) e SBT (12) e Record (6,1). Na Globo, a média da semana passada variou entre 13 e 17 pontos. A média do SBT no horário varia entre 9 e 10. Com a coletiva, a Record dobrou sua média, que é de 3 pontos. RedeTV! (2,1 pontos), Band (1,9) e Gazeta (1,3) mantiveram seus índices habituais.

Única a não exibir a coletiva, a TV Cultura teve 0,6 ponto, quando habitualmente obtém 1 ponto."

    
    
                     

Mande-nos seu comentário