Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES > PUC-CAMPINAS

O menor jornal do mundo

Por lgarcia em 24/10/2001 na edição 144

VOSSA SENHORIA

Vossa Senhoria é um jornal editado na cidade de Divinópolis, MG, que conseguiu bater o recorde mundial de menor jornal. Recorde este reconhecido pelo Guinness World Records após minuciosa e criteriosa investigação de seu Departamento de Pesquisas.

O jornal tem 3,5cm de altura e 2,5cm de largura, e noticia de tudo um pouco.

O menor jornal do mundo foi fundado pelo jornalista e gráfico Leônidas Schwindt em 18/8/1935, na cidade de Goiás, então capital do estado de Goiás. Media 9cm x 6cm. Era semanal e saia com quatro páginas. Leônidas, casado, foi para Minas e em Pará de Minas voltou a editar o microjornal, a partir de 19/8/1946, iniciando nova numeração. Parou de circular em 1956.

Em 9 de janeiro de 1985, Dolores Nunes Schwindt relançou o Vossa Senhoria nos moldes do jornal editado por seu pai, falecido. Em 1996 veio a saber pelo Guinness Book que o microjornal não era o menor do mundo. Para conseguir o recorde, passou ao atual tamanho, de 3,5cm x 2,5cm, a partir de outubro de 1998.

O Vossa Senhoria circula mensalmente, com tiragem de 5 mil exemplares e distribuição gratuita aceitando assinaturas anuais ao preço de R$ 15.

Informações pelo email <redacao@vossasenhoria.com.br>

 

PUC-CAMPINAS

A PUC-Campinas inicia em março de 2002 seu primeiro curso de pós-graduação em Jornalismo. Trata-se da especialização em Jornalismo e Segmentação Editorial, com duração de um ano, para a qualificação em alto nível de profissionais que trabalham em Comunicação Social, na docência em cursos superiores ou têm interesse em se especializar na área.

As inscrições para preenchimento das 30 vagas deverão ser feitas de 5 a 23 de novembro, com entrega de currículo e carta de intenções do candidato. A seleção constará da análise desses documentos e de entrevista, na primeira semana de dezembro. Terão prioridade os candidatos que trabalhem em Jornalismo e os docentes de cursos superiores da área.

Este será um dos raros cursos de especialização em Jornalismo do país. Com aulas aos sábados e segundas-feiras, serão 12 disciplinas divididas em módulos bimestrais, totalizando 360 horas: Jornalismo Institucional, Jornalismo Literário I e II, Jornalismo Online I e II, Jornalismo Cultural, Comunicação com o Mercado, Jornalismo Internacional, Jornalismo e Contemporaneidade, Planejamento Visual do Jornalismo Impresso, Jornalismo, Ética e Política e Fotojornalismo, Manipulação e Informação.

O professor Celso Luiz Bodstein coordenará o novo curso. Outros responsáveis por disciplinas são os professores Marcel José Cheida, Celso Luiz Falaschi, Wagner Geribello, Luiz Roberto Saviani Rey, Amarildo Carnicel, Cecília Helena Toledo Vieira e Nelson Chinalia. Todos são jornalistas e docentes da PUC-Campinas e têm mestrado ou doutorado em áreas como Comunicação Social, Educação e Filosofia. A jornalista Wanda Jorge participará como convidada na disciplina Jornalismo Online.

Instituto de Artes, Comunicações e Turismo da PUC-Campinas (3756-7158), com os professores Celso Bodstein <bodstein@terra.com.br>, Bruno Fuser <bfuser@puc-campinas.br> ou com a coordenadora da graduação em Jornalismo, Cecília Helena Toledo Vieira <cicatoledo@bestway.com.br>.

    
    
              

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

Siga o Observatório da Imprensa
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Termos de Uso
x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem