Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

O que pode vir em 2002

Por lgarcia em 16/01/2002 na edição 155

CONJUNTURA

Victor Gentilli

Os movimentos não são articulados, mas já se comenta muito suas novas possibilidades. Por um lado, a regulamentação profissional vai modificando profundamente a formação profissional, com o fim potencial da obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional do jornalismo.

Ao mesmo tempo, fruto da mera coincidência, a Área Acadêmica de Comunicação vai sistematizando sua discussão sobre mestrados profissionais, discussão estimulada pelo MEC e pela Capes. Não há ainda um debate específico sobre o jornalismo, embora o debate na área de comunicação siga avançando.

Os cursos de graduação em Jornalismo não vão acabar, como pensam os mais assustados. Nossos vizinhos de Publicidade e Propaganda nunca tiveram obrigatoriedade de diploma e isto jamais se constituiu em fator limitador da procura dos cursos.

Não é de hoje que se pensa na alternativa de uma pós-graduação profissionalizante, que habilite o estudante ao exercício do jornalismo, tendo ele qualquer outra formação em graduação. Aliás, a própria criação do Labjor da Unicamp surgiu como um resultado prático deste tipo de visão.

O debate sobre o mestrado profissional que vem sendo conduzido, ainda de forma muito fechada, pela comunidade acadêmica sequer insinua esta possibilidade. Certamente, os formuladores dos documentos iniciais ainda o fizeram sob a vigência plena da regulamentação profissional do jornalista que exigia a obrigatoriedade do diploma.

Mas o tema vai ser levantado aqui. Sempre se propôs que uma alternativa à formação graduada fosse uma formação pós-graduada. Esta possibilidade nunca esteve tão próxima e tão possível.

Em breve, algumas instituições deverão insinuar-se com mais vigor.

Aguardemos.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem