Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

O rei da cocada

TV DIGITAL

As pessoas têm dito que Henry C. Yen pode se tornar o homem mais poderoso da TV americana. Essa previsão não mereceu muito crédito quando o produto de Yuen ? um guia e um canal de navegação de TV interativa ? parecia apenas mais uma idéia ousada na histeria tecnológica do final dos anos 90.

De acordo com Jim Rutenberg [The New York Times, 25/6/01], a aparência de Yuen, ex-professor de Matemática de gestos e feições doces e inofensivas, não é exatamente a que se espera de um poderoso revolucionário da mídia em potencial. Mas sua invenção está se tornando uma necessidade para espectadores modernos de TV. Nos EUA, já são 12 milhões de lares que aderiram à nova tecnologia.

A companhia de Yuen, Gemstar-TV Guide International, afirma deter todas as patentes possíveis relacionadas ao guia, garantindo a si mesmo e a parceiros poderosos como Rupert Murdoch a propriedade sobre a principal página de internet para TV a cabo digital, que deve dominar o mercado a partir de 2006. E parece que Yuen levará vantagem sobre as principais emissoras, à medida que será com ele que terão que negociar: seus guias devem exercer influência considerável sobre o que mais de 10 milhões de pessoas vêem ultimamente na TV.

Yuen acumulou tanto poder que o Departamento de Justiça americano pediu revisão dos documentos do Gemstar-TV Guide devido a acusações de concorrentes de que construiu um monopólio.

O guia, que pretende ganhar muito dinheiro com anúncios dispostos na tela, apresenta uma grade de emissoras, programações e horários, tal como fazem as revistas de TVs a cabo. Provê, também, descrições e comandos de cada programa. Telespectadores podem "passear" pelo guia utilizando as setas do controle remoto. Podem escolher um programa ou realizar "compras interativas" apenas apertando um botão.

    
    
                     

Mande-nos seu comentário