Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > MARCHAS PELA PAZ

O tamanho da multidão

Por lgarcia em 30/12/2003 na edição 257

MARCHAS PELA PAZ

Um estudo feito a pedido do San Francisco Chronicle, usando fotografias aéreas dos protestos contra a guerra em São Francisco, estimou que o evento reuniu 65 mil manifestantes, número bem inferior ao divulgado pelos organizadores e pela imprensa (200 mil). O tamanho da multidão é relevante, lembra Wyatt Buchanan [San Francisco Chronicle, 21/2/03], porque os organizadores tendem a usá-lo como evidência do apoio à causa que defendem.

Em muitas cidades, a polícia costuma estimar o tamanho de manifestações fazendo o cálculo do número médio de pessoas em uma área pequena e expandindo para todo o trajeto percorrido. Em Londres, os helicópteros da polícia contaram os participantes baseados na densidade de uma quadra de 10 por 10 jardas, e concluiu que havia um milhão de pessoas no Hyde Park. Na Itália, a polícia calculou quatro pessoas por metro quadrado: a marcha teria reunido, portanto, 700 mil participantes.

O editor-executivo do Chronicle, Phil Bronstein, explica que o jornal resolveu apostar no novo método de contagem após leitores terem questionado a precisão da cobertura do tamanho dos protestos. Usando uma câmera presa ao chão de um avião, foi tirada uma série de fotos de alta resolução da manifestação em São Francisco, que permitem contar os indivíduos e ver o espaço que há entre eles. Os pesquisadores estimaram então a densidade da multidão em cada foto de pessoas reunidas na praça e durante o trajeto da passeata.

Buchanan afirmou que nos anos 70, durante a guerra do Vietnã, os editores de jornais calculavam o tamanho das manifestações pacifistas tirando a diferença entre o número dos organizadores e o da polícia. Atualmente, a imprensa registra as duas estimativas.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem