Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

O "x" da questão

CAPAS DA TIME

Segundo a Media Industry Newsletter [22/4/03], Osama bin Laden, e não Saddam Hussein, merece ser comparado a Hitler nas históricas capas da revista Time. Um grande momento da publicação foi a edição de 7/5/1945, cuja capa estampava uma cruz vermelho-sangue sobre o rosto de Adolf Hitler, logo após seu suicídio ? nunca confirmado ? alavancado pelo colapso do regime nazista.

O "x" sobre Hitler e o segundo grande momento da revista, em 18/8/1945, com um "x" preto sobre o sol nascente do Japão, que então se rendia e encerrava a 2a Guerra Mundial, refletiam a emoção americana daquele tempo.

No dia 21/4 deste ano, foi a vez de Saddam Hussein aparecer na capa da Time com um "x" sobre o rosto. Jim Kelly, editor administrativo da revista, explica que Saddam, como Hitler, era alvo de uma guerra liderada pelos EUA, daí a capa sugestiva. Mas, para a Media Industry Newsletter, não se pode comparar o conflito no Iraque com uma guerra que durou seis anos. Diferentemente de Hitler ou do japonês Hideki Tojo, Saddam não infligiu uma "Pearl Harbor" ou algo do gênero sobre os americanos, e suas atrocidades contra a sociedade iraquiana não podem ser comparadas à magnitude do Holocausto de Hitler ou da Marcha da Morte em Bataan de Tojo.

Os horrores de 11/9/2001 sim, diz a Media Industry Newsletter, são comparáveis aos feitos dos "condecorados" com uma cruz na capa da Time. Kelly garante que a captura de bin Laden gerará o quarto "x" na história das capas da revista. Eles estão esperando.