Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > **

obsimp@ig.com.br, para vibrar e sofrer

Por lgarcia em 01/01/2003 na edição 205

OI, SEIS ANOS

Marinilda Carvalho

Para a grande imprensa, quem não sabe, o correio é um saco. No Observatório da Imprensa, abrir todos os dias, várias vezes por dia, a caixa postal <obsimp@ig.com.br> é a mais agradável das tarefas ? e também a mais valorizada pela equipe. Esse contato, pelo jeito, é igualmente valorizado pelo leitor. O crescimento da participação dos leitores nesses seis anos do Observatório na internet é digno de um estudo acadêmico. Sem falsas modéstias. Das três cartinhas que apareceram no número 4, de agosto de 1996, às 50 mensagens desta edição de aniversário (devido aos prazos de fechamento, apenas 35 estão publicadas), leitor e OI percorremos juntos um caminho marcado pelo respeito. Sem falsas modéstias. Elogios, críticas, sugestões têm aqui porto seguro, pois sai tudo na íntegra, doa a quem doer.

Freqüentemente dói no próprio OI. Embora a edição n? 1 do Observatório tenha ido ao "ar" em abril de 1996, a primeira aparição do leitor se deu em 20 de agosto, edição n? 4: as tais três cartas começavam com elogios à iniciativa de Alberto Dines e Mauro Malin, mas terminavam com críticas exatamente ao OI.

Mês após mês, os números da participação do público surpreendiam: até 11 de dezembro de 1996, em 12 edições, apenas 40 leitores escreveram ao Observatório. No fim de 1997, em 25 edições, 192 pessoas enviaram artigos ? não cartas, mas artigos! Nesse caminho, as edições deixaram de ser randômicas, e se tornaram quinzenais, com data certa: dias 5 e 20 do mês. Em 5 de maio de 1998 estreou o primeiro programa Observatório da Imprensa na TV (terças-feiras, 22h30, TVE-TV Cultura), caso único de publicação nascida na internet que desembarca em veículo de massas. O impacto do programa foi decisivo: o número de cartas ao OI dobrou em dois meses, sem contar e-mails e faxes enviados ao programa, publicados na rubrica Observatório na TV.

A média de 20 cartas por edição do início de 1998 atingia picos incríveis em edições mais "quentes": no número 63, de 20 de março de 1999, recebemos 170 cartas ? 150 delas de solidariedade a Alberto Dines, demitido da Folha. Um feito para ser registrado nos anais do jornalismo online. Sem falsas modéstias.

Em outubro de 1999 passamos a atualizar semanalmente a edição. Em 31/1/2001, edição 106, oficializamos a periodicidade semanal. Por quê? A resposta é óbvia: os e-mails continuavam chegando aos borbotões, e precisávamos dividir as parrudas edições quinzenais. (Bem, as edições continuam parrudas…)

Pois bem, se em 2001 foram 2.054 cartas ? cartas publicadas, favor lembrar! ?, neste 2002, incluindo a edição presente, elas já são 583. E não é só isso. O leitor vem se mostrando cada vez mais exigente, e em vez de carta envia artigo ? ou seja, não uma simples mensagem de crítica, mas um texto burilado, com argumentos e proposições mais encorpados. Em 2002 já publicamos 298 artigos de leitores. Isso representa média de 16 articulistas por edição. O que significa que praticamente a metade dos artigos assinados e publicados no sítio é de autoria de leitores. Sinceramente, sem falsa modéstia…

De tudo um pouco

Um projeto de observação e crítica da mídia que deu certo. O leitor incorporou os preceitos do OI que Alberto Dines definiu uma vez como busca da cidadania (a imprensa é serviço público, e o leitor tem direito ao melhor serviço) e disposição para intervir (falar é pouco, tem mais é que agir). Acrescente-se porém que em nossas contas de participação do público não estão computadas mensagens repetidas (o leitor mais ansioso manda duas, três, quatro cartas iguais); tampouco os e-mails infestados por vírus, sumariamente eliminados. Muito menos correntes ou mensagens comerciais, ou seja, o spam.

Portanto, nem tudo são flores neste pequeno planeta do ciberespaço. Baixar mensagens para a caixa postal do OI rende momentos de estupor. Vejam abaixo alguns pedidos absurdos, colecionados entre janeiro e abril deste ano, que demonstram o abismo cultural de nossa sociedade ? mesmo na parcela com acesso à internet, que teoricamente é a mais favorecida, e principalmente no microcosmo universitário, que supostamente é o mais preparado:


Esdrúxulos

** Meu telefone apresentou defeito no dia 30 de janeiro próximo passado. Por favor, me ajudem, a Telemar não toma providências.

** Gostaria de saber nomes de empresários ou agentes de futebol sérios, que eu pudesse entrar em contato.

** Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida sobre investigação de paternidade, porque ao visitar o site notei que se trata de profissionais de gabarito especialistas nestes assuntos.

** Donde puedo obtener contacto con Senor Jorge de Camps Subirats? Yo busco 2 primos que son hijos de Piedad Subirats y que viven en Barcelona. Se llaman Jorge y Cristina.

** Gostaria de saber por que o Red Label tem rótulos diferentes. Embaixo da palavra "Jamaica" vem escrito "1 litro"; entretanto, o número 1 às vezes vem embaixo do primeiro A e às vezes embaixo da letra C. Qual é o rótulo oficial, verdadeiro?

Enciclopédicos

** Bom dia, eu gostaria de obter informações sobre a história do jornalismo em Cuba. Sou estudante de Comunicação Social, e necessito realizar um trabalho sobre este assunto, fico agradecido pela atenção.

** Estou cursando o primeiro período de Publicidade e Propaganda, e estou em busca de informações a respeito da "comunicação no Brasil antes da chegada da imprensa". Gostaria que vocês me ajudassem de alguma forma.

** Bom dia, estou cursando o 3? ano de Comércio Exterior, e gostaria de uma ajuda de vocês para que eu possa concluir meu trabalho sobre tipos de marketing. Atenciosamente…

** Gostaria que vocês me mandassem por e-mail textos que falem sobre a omissão de notícias. Espero que vocês mandem. Agradeço desde já.

** Estou fazendo um trabalho sobre as principais noticias da historia e gostaria que vocês me enviassem algo sobre esse assunto. Agradeço desde já.

** Estou realizando um trabalho acadêmico, e gostaria que me enviassem algumas informações sobre o jornal impresso O Globo, em que ano/século foi para o mercado, qual literário da época que escrevia a novela. Aguardo retorno!

** Tenho um trabalho de Filosofia a ser feito sobre a apelação da mídia. Gostaria de obter maiores informações sobre o assunto.

** Solicito com urgência uma listagem com nomes de empresas conservadoras e modernas. Estou no primeiro semestre do Curso de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda. E preciso destes dados ainda hoje. Farei um estudo específico sobre este assunto. E por isso resolvi consultá-los. Como um exemplo de empresa conservadora: Nestlé. Moderna: Banco Itaú.

Preguiçosos

** Gostaria de informações sobre o material utilizado pelo webjornalista do futuro, no momento em que ele estará na rua e precisar transmitir determinada mensagem. Que tipo de equipamento tecnológico ele usará?

** Gostaria que vocês me mandassem a matéria falando da "extinção" da carreira jornalística, pedido de uma juíza.

** Por favor, gostaria que me informassem quem são os jornalistas responsáveis por cada candidato à presidência da República. Agradeço a atenção.

** Estou fazendo matéria sobre o jornalismo policial, abordando temas como as transformações que ele sofreu e a forma como é concebido. Gostaria de saber sobre a possibilidade de obter material sobre o assunto. Se fosse possível, que me fossem indicados nomes de jornalistas do ramo e seus e-mails.

** Gostaria de receber algumas informações a respeito da legalização da profissão do jornalista.

** Gostaria de saber sobre mestrado na área de Jornalismo em universidades brasileiras (Sul e Sudeste) e na Europa (de preferência Portugal e Itália). Aguardo retorno.

** Somos alunas do sétimo semestre de Jornalismo e estamos fazendo uma monografia sobre o tema Jornalismo, profissão de risco. Precisamos de nomes, matérias e e-mails de jornalistas que já passaram por situações de risco exercendo a profissão.

Biográficos

** Olá! preciso fazer um trabalho sobre Gabriel Priolli. Gostaria se fosse possível de receber algumas informações sobre ele ? onde já trabalhou e onde trabalha atualmente. Ficarei esperando ansiosa!

** Olá, será que vocês poderiam me fornecer o endereço eletrônico do Antônio Calmon? Gostaria de escrever para ele.

** Devo elaborar um trabalho acadêmico sobre o jornalista Sérgio D’Avila. Necessito obter informações sobre o mesmo, tais como formação profissional, biografia, atividade atual que desempenha etc.

** Gostaria que me mandassem teipes do Jacinto Figueira Jr., dos programas "O Homem do Sapato Branco", pois estou fazendo uma pesquisa sobre ele.

Perdidinhos

** Estou desenvolvendo um projeto de dissertação de mestrado voltado para o estudo de infecções fúngicas, especificamente histoplasmose e criptococose, em crianças portadoras de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Gostaria de contar, se possível, com a indicação e/ou envio de material bibliográfico disponível para consulta.

** Jet-ski atropela mulher na Praia do Recreio. A notícia estava no site do Globo. Minha dúvida é se atropelar não seria só para quem está a pé.

** Bom dia, por favor, gostaria de saber se vocês fornecem vídeos com imagens do Marrocos.

** Há muito tempo estou pesquisando sobre a história da seleção argentina de voleibol masculino, e preciso saber se vocês poderiam colaborar comigo enviando-me os resultados (com sets incluídos) dos jogos da Argentina no Mundial jogado no Brasil em 1960. A Argentina jogou essa fase na Escola Militar das Agulhas Negras de Resende, e se hospedava em Volta Redonda.

** Queria saber se é verdade que o Silvio Santos vai sair como candidato à presidência da República.

** Qual o e-mail do Ministério Público, mais especificamente do Dr. Luis Francisco?

** Gostaria de saber onde tem escola gratuita para analfabeto em Santo Amaro, próximo à Avenida João Dias.

** Estou pensando seriamente para qual curso prestar o vestibular. Atualmente estou cursando o pré-vestibular. O que está me faltando são informações sobre o curso de Jornalismo, as quais gostaria que vocês me enviassem. Gostaria de saber sobre as áreas de atuação, o que especificamente faz um jornalista, salários, dificuldades e facilidades, desvantagens e vantagens e coisas do gênero. Espero que possam me ajudar.

** Gostaria de saber como está o Caso Pimenta Neves. Não há como o Sindicato dos Jornalistas forçar a prisão dele através de seus advogados?

Perdidaços

** Solicito permissão para entrar na área que recebe inscrição pela internet. Gostaria de inscrever-me para o Big Brother.

** Queria saber como ter uma chance de participar do Big Brother Brasil. Me mandem uma explicação, por favor.

** Gostaria de entrar no Big Brother 2, mas ainda não consegui ter acesso ao site de cadastramento. Me informem se obtiverem noticias.

** Como posso me inscrever na Princesa e o Plebeu?

Abusivos

** Gostaria de receber material que fale sobre "abuso de poder", tudo voltado para os meios de comunicação, pois tenho que fazer um trabalho, onde constarão informações, exemplos e argumentos sobre esse tema.

** Oi, sou estudante de Jornalismo e meu professor de Políticas de Comunicação passou um trabalho no qual precisamos saber quais foram as medidas tomadas na área de comunicação no governo da República desde o mandato de Getúlio Vargas até o de FHC.

** Oi, pessoal, sou estudante de Jornalismo e estou procurando algumas informações sobre o jornalismo americano. Quando a imprensa americana surgiu? Qual o estilo americano? Como o jornalismo americano influência o jornalismo brasileiro? E quais os principais motivos? Qual o código de ética americano? Os telejornais? Revistas? TVs?

** Gostaria de uma ajuda: achei que vocês poderiam me fazer um paralelo entre telejornalismo local e de rede. Estou com algumas dúvidas, como público-alvo, matérias exibidas etc.

Definitivos

** Esse site é muito incompleto, uma bosta.


E nem tudo é apenas engraçadinho ou maluquinho assim. No momento, por exemplo, a caixa postal do Observatório está sob forte bombardeio de uma corrente em defesa de gatos maltratados em Niterói, RJ. Corrente esta que, originária de Portugal, espalhada pelos EUA e arribada no Brasil, infelizmente se aninhou no <obsimp>. A única saída é botar todo mundo no filtro. Não adianta explicar aos participantes da lista que não somos o fórum adequado para esta causa. Cego por seus próprios objetivos, esse tipo de ativista não admite que veículos cultivem focos específicos, e que por isso cada macaco deve procurar seu galho. Isso já aconteceu anteriormente com os ursos panda e com as mulheres do Afeganistão. Atreva-se a tentar esclarecer que o Observatório faz apenas crítica da mídia, e não do tratamento criminoso dado a ursos, mulheres e gatos.

Claro, quem conhece o site sabe que publicamos muitos artigos cobrando posição da mídia, que denunciamos amplamente as omissões ? mas o foco na imprensa é nosso objetivo, é o que nos diferencia em meio às galáxias internáuticas. Pouco importa. Basta ousar esclarecer tais premissas que logo chovem mensagens como as seguintes:


** Por que você só publica o que é do seu interesse? Na realidade, o problema dos animais abandonados nas grandes cidades do Brasil é extremamente grave, só em SP são mais de dois milhões de cães vagando pelas ruas, o dobro de gatos, sendo maltratados e quem os ajuda? Apenas os protetores voluntários num trabalho árduo. A imprensa apenas divulga quando a Hebe adota um cão que ia ser sacrificado no CCZ (saiu no JT). Afinal, qual a função da midia????

** Como um funcionário destes pode ser do Observatório? Só pode ser um estagiário. Vou informar a todos os meus professores e colegas da Universidade da Califórnia. Devo registrar que o caso dos gatos do Parque São Bento em Niterói é uma responsabilidade social de todo brasileiro, e não somente de pessoas ligadas diretamente à área ambiental!

** O que a prefeitura de um partido, o PT do Lula, candidato a presidente, que diz lutar pela melhora do país, fez com pobres e indefesos animais, que não têm culpa da irresponsabilidade dos seres humanos, é vergonhoso. Lula, cadê você? Quero meus votos de volta! Pessoal de Niterói, não vote no PT!


O lugar se chama Campo de São Bento, e o pobre do atual
prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, acabou de assumir,
no lugar de Jorge Roberto Silveira, do PDT, que se desincompatibilizou
para concorrer ao governo do estado. Agüentem-se as correntes
e toda a desinformação que carregam: grandes veículos
de imprensa no mundo inteiro gastam espaço e tempo com elas,
por que não nós…

Além disso, jamais computamos as mensagens de caráter comercial, esse outro lado tão ruim do spam ? infelizmente, praticado sem o menor escrúpulo pelas assim chamadas agências "de comunicação". Elas usam programas de captação de e-mails na rede, e os distribuem a madeireiras, fabricantes de pizza, profissionais de zootecnia e veterinária, estilistas de moda, casas de shows, bandas de rock, adeptos de terapias alternativas ? para citar uns poucos exemplos. Não importa que este veículo não seja noticioso (o Observatório divulga apenas eventos sobre a imprensa), não importam os pedidos de remoção. Para sair das listas de nossas briosas agências de comunicação é quase preciso recorrer à Justiça.

Mais infelizmente ainda, leitores do Observatório também praticam o spam. Sim, são alguns deles que incluem o e-mail do OI em correntes. Muitos pedem desculpas depois, e descobrem tardiamente que nos causaram prejuízo. Enfim, tudo bem. Para a festa do aniversário há convite para todos. Uma coisa podemos comemorar sem receio: a mailing list que anuncia as novas edições do Observatório reúne mais de quatro mil assinaturas [veja artigo de Beatriz Singer nesta edição]. Todas autorizadas.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem