Quinta-feira, 24 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES > DEVER DE CASA

Onde está o jornalismo empresarial?

Por lgarcia em 09/10/2002 na edição 193

DEVER DE CASA

Greice Margherita de Souza (*)

No texto do jornalista Aurélio Galvão, intitulado "ET baixou nas escolas de Comunicação", veiculado no Observatório da Imprensa em agosto de 2002, cria-se a hipotética situação em que um extraterrestre visita uma escola de Comunicação e, analisando o currículo dos cursos, tem uma visão incorreta do que é o jornalismo hoje. Isso porque a maioria das faculdades de Jornalismo foca disciplinas relacionadas apenas ao jornalismo impresso, radiofônico e televisado, deixando de lado outros assuntos essenciais.

Aurélio Galvão menciona que não há disciplinas voltadas para o ensino do jornalismo empresarial, e que a bibliografia sobre o assunto é escassa. Ramo importante da comunicação, este tipo de jornalismo engloba, inclusive, a assessoria de imprensa, que absorve grande parte dos jornalistas que estão no mercado de trabalho.

A falta de bibliografia atualizada existe para toda a área de comunicação jornalística. Os professores dos cursos de Jornalismo, muitas vezes, precisam indicar livros que já têm conceitos ultrapassados, escritos na década de 80. Se a dificuldade de encontrar fontes atualizadas existe para temas mais difundidos, como jornalismo impresso, para o empresarial o problema vai além da atualização.

Nas poucas escolas que oferecem disciplinas relacionadas ao jornalismo empresarial, os alunos têm a possibilidade de entrar em contato com profissionais da área, desenvolver projetos orientados pelos professores e discutir assuntos relacionados à disciplina. Mas, e naquelas faculdades em que não existe o ensino do jornalismo empresarial? Alunos que se interessam pelo tema, além de não terem aulas sobre o assunto no próprio curso, ainda terão o problema da escassa bibliografia.

A procura por jornalistas capacitados para o trabalho nas empresas cresce rapidamente. Por que, então, os currículos continuam desatualizados nas escolas de comunicação e a pesquisa sobre o assunto ainda é tão pequena? Por que quase inexistem livros que tratem da comunicação empresarial? Estas são dúvidas que passam pela cabeça da maioria dos estudantes de Jornalismo que, prestes a se formar, ainda estão despreparados para atuar nesta importante fatia do mercado.

(*) Estudante do 6? termo de Jornalismo da Unesp de Bauru, que tem a disciplina no currículo

Leia também

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem