Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > MÚSICA & PESQUISA

Os alquimistas do som

Por lgarcia em 23/12/2003 na edição 256

MÚSICA & PESQUISA

No domingo (28/12), a partir das 23h, a TV Cultura de São Paulo exibe o documentário Alquimistas do Som, parte da tese de doutorado do professor Renato Levi, defendida na ECA-USP. Dirigido por Levi, o documentário é uma co-produção TV Cultura e TV PUC, com consultoria de Fernando Faro, roteiro de Fernando Salém e luz de Carlos Ebert.

Os Alquimistas do Som é um documentário sobre a experimentação na MPB. Alguns dos mais importantes músicos brasileiros ? Arnaldo Antunes, Arrigo Barnabé, Egberto Gismonti, Carlos Rennó, Júlio Medaglia e Tom Zé ? comentam suas incursões no experimentalismo: as origens, as motivações e as conseqüências para a sua obra e para a linha evolutiva da MPB. O documentário promove o reencontro dos artistas com imagens históricas da televisão e mostra o inusitado trânsito entre os variados estilos que caracterizam o sincretismo criativo marcante na nossa música popular.

Revitalizando o riquíssimo acervo de imagens, depoimentos e canções já registrados pela TV brasileira, o programa estimula um novo olhar sobre a época em que a nossa música produziu um dos mais ricos repertórios, uma das mais inventivas gerações de autores, e os movimentos que contribuíram definitivamente nas mudanças políticas e culturais do país. Como âncoras, os artistas convidados costuram a narrativa do programa dando suas impressões atuais em testemunhos exclusivos.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem