Domingo, 24 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > CARLOS FINO NA UFRJ

Os dilemas do jornalismo

Por lgarcia em 02/12/2003 na edição 253

CARLOS FINO NA UFRJ

Afinal, o que são e para que servem os jornalistas? Como podem assegurar o mínimo de distanciamento crítico necessário para cumprir sua tarefa de informar e esclarecer o público se estão submetidos a rotinas que celebram as potencialidades das novas tecnologias e privilegiam a transmissão em "tempo real"? Especialmente numa guerra, onde os constrangimentos à circulação de informações são mais evidentes?

Estas são algumas das questões que o jornalista português Carlos Fino abordará no debate que os cursos de Comunicação Social da UFF e da UFRJ promovem no dia 11 de dezembro, às 15h, no auditório da CPM (Central de Produção Multimídia), no campus da Praia Vermelha. São questões recorrentes em seu livro, A guerra ao vivo (Editora Verbo), um relato de sua experiência como repórter nos três principais conflitos após o 11 de setembro de 2001: Afeganistão, Palestina e Iraque.

A obra se distingue pela narrativa envolvente que entrelaça o testemunho à análise política e às condições de trabalho dos repórteres e cinegrafistas no terreno, sublinhando as angústias e tensões próprias a quem tem consciência de exercer uma "profissão de fronteira", permanentemente entre a informação e a propaganda.

Repórter da Radiotelevisão Portuguesa (RTP) com vasta experiência como correspondente internacional, Carlos Fino destacou-se na cobertura da invasão americana ao Iraque ao anunciar em primeira mão o bombardeio a Bagdá. Seu notável desempenho o trouxe ao Brasil pela primeira vez em maio deste ano, para uma série de palestras e entrevistas. Agora, retorna para o lançamento da edição brasileira de seu livro, que faz enorme sucesso em Portugal, onde chegou à quarta edição em 10 dias, com mais de 10 mil exemplares vendidos.

O lançamento será no dia 10 de dezembro, às 19h, na Embaixada de Portugal, em Brasília. O autor estará também em sessões de autógrafos no Rio (dia 11, às 19h, na Livraria Letras & Expressões de Ipanema) e São Paulo (dia 17, às 19h, na livraria Fnac da Av. Paulista). Nas universidades, além do encontro na UFRJ, participará de debates na UnB (dia 10, às 10h) e na ECA-USP (dia 16, também às 10h).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem