Terça-feira, 23 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1033
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Os intestinos da censura

Por lgarcia em 20/11/1999 na edição 79


Circula na rede mais uma preciosidade high tech

A virada do milênio trouxe um software de informação revolucionário, chamado Lugar de Informações Verificáveis, Revisadas e Ordenadas – L.I.V.R.O. Este programa representa um enorme avanço tecnológico pela sua comodidade e por dispensar instalação, circuitos e fontes de energia. E não precisa ser ligado ou conectado como um periférico qualquer. É tão fácil de usar que até uma criança pode operá-lo, bastando abri-lo. Cada L.I.V.R.O. consiste numa seqüência de páginas numeradas de papel reciclável, capazes de armazenar milhares de informações. As páginas se mantém unidas numa seqüência lógica por um dispositivo chamado lombada.

As páginas recebem uma impressão contendo letras dos dois lados, o que reduz o consumo de papel, permitindo a duplicação dos dados impressos e notável redução de custos. Os especialistas têm opiniões contraditórias sobre os projetos de aumento de dados em cada unidade. E que, para armazenar maiores informações no L.I.V.R.O. basta aumentar o número de páginas. Entretanto, esse processo os torna demasiado volumosos, dificultando seu transporte, e prejudicando sua principal qualidade, a de ser portátil.

Cada página do L.I.V.R.O. pode ser objeto de um simples processo de escaneamento óptico, através do qual suas informações podem ser automaticamente transferidas para uma unidade mecânica processadora de dados, ou diretamente para o cérebro do usuário. A capacidade de processamento e armazenamento do cérebro do usuário determinará a quantidade e a qualidade da informação processada.

Outra vantagem do sistema e que, quando em uso, um simples movimento digital permite o acesso instantâneo à próxima página. O uso do L.I.V.R.O. pode ser interrompido e retomado a qualquer momento, bastando abri-lo. Ele nunca apresenta "OPERAÇÃO ILEGAL", "ERRO GERAL DE PROTECÃO" (as famigeradas GPF); e jamais congela, nunca precisando ser reinicializado, embora deva ser usado ao abrigo de intempéries que podem danificá-lo. O comando browser permite acessar qualquer página instantaneamente e avançar ou retroceder com muita facilidade. A maioria dos modelos à venda contém o equipamento "Índice" instalado, que serve para indicar a localização exata dos dados nele contidos.

Um acessório opcional, o marcador de páginas, permite que o L.I.V.R.O. seja acessado no mesmo local onde foi deixado em outra utilização, mesmo que ele esteja fechado. A compatibilidade dos marcadores de página é total, permitindo que funcionem em qualquer modelo ou marca de L.I.V.R.O. sem necessidade de configuração. Além disso, qualquer L.I.V.R.O. suporta o uso simultâneo de vários marcadores de página, caso o usuário deseje manter selecionados vários trechos ao mesmo tempo. A capacidade máxima de uso dos marcadores coincide com o número de páginas.

O conteúdo do L.I.V.R.O. pode ser personalizado através de anotações em suas margens. Para isso, deve-se utilizar de um periférico de Linguagem Apagável Portátil de Intercomunicação Simplificada – L.A.P.I.S.

Portátil, durável e barato, o L.I.V.R.O. vem sendo aclamado como o instrumento de diversão e cultura do futuro. Milhares de programadores desse sistema já disponibilizaram vários títulos e upgrades utilizando a plataforma L.I.V.R.O.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem