Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > COBERTURA LOCAL

Os melhores em questões urbanas nos EUA

Por lgarcia em 13/01/2004 na edição 259

COBERTURA LOCAL

A organização Civic Strategies [5/1/04] concluiu que o Los Angeles Times foi o jornal americano que, no ano passado, publicou o maior número de reportagens interessantes sobre questões sociais, políticas e de planejamento da cidade onde é publicado, concedendo-lhe seu Prêmio de Jornalismo Urbano de 2003. Ao todo foram 140 matérias relevantes, contra 139 do segundo colocado, o Washington Post. Na seqüência estão San Francisco Chronicle, Pittsburgh Post-Gazette e Dallas Morning News. Foram analisados 21 diários de 20 cidades e os textos com apuração insuficiente ou de assuntos óbvios foram excluídos da contagem. A surpresa está no fato de que grandes veículos de metrópoles antigas como o New York Times e o Boston Globe não estão entre os primeiros, como seria de se supor.

O bom desempenho de alguns jornais pode ser explicado. A Pittsburgh Post-Gazette conta com três repórteres muito competentes ? Dan Fitzpatrick, Timothy McNulty e Mark Belko. Juntos, eles assumiram grande parte da cobertura local, na qual tiveram bons assuntos para reportar: a dificuldade de Pittsburgh de segurar seus jovens com melhor educação, a crise fiscal da cidade e a ameaça da companhia aérea US Airways de não operar mais ali. Curiosamente, Fitzpatrick e Belko são, originalmente, repórteres de economia, o que faz a Civic Strategies levantar uma questão importante: por que a maioria dos jornais não informa suficientemente sobre os negócios locais em seus cadernos econômicos? Entre os diários pesquisados, os de Pittsburgh, Filadélfia e Atlanta foram exceções.

O San Francisco Chronicle teve grande número de matérias computado porque sua cidade realizou eleição para prefeito. Já o Post tem, sem sombra de dúvida, a melhor cobertura da área suburbana. O pior colocado foi a Chicago Tribune, que teve apenas 41 reportagens computadas. A organização afirma esperar que o jornal melhore em 2004, quando sua cidade terá eleições municipais.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem