Domingo, 22 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

PRIMEIRAS EDIçõES > 10.

Os principais assuntos de 2003 nos EUA…

Por lgarcia em 30/12/2003 na edição 257

Edição: Beatriz Singer (com Dennis Barbosa)

TOP TEN

Por ampla margem, a invasão americana no Iraque foi considerada a principal notícia de 2003 na pesquisa anual da Associated Press com editores e diretores de mídia americanos. Mesmo com a votação terminando um dia antes da captura de Saddam Hussein, a questão do Iraque recebeu o primeiro lugar de 280 das 287 instituições de mídia associadas à AP que participaram da pesquisa. Este é o segundo ano consecutivo que o Iraque ocupa a primeira posição, segundo reportagem de David Crary [AP, 24/12/03].

Os outros nove assuntos mais votados do "top ten" da AP foram:

2. Desastre de Columbia: a missão americana de 16 dias da nave espacial terminou 16 minutos antes do estipulado, no dia 1o/2, quando a Columbia se desintegrou no momento em que sobrevoava o estado do Texas.

3. Eleição para o governo da Califórnia: a população californiana conseguiu assinaturas suficientes para pedir o recall do impopular governador Gray Davis. Após campanha de 135 dias, Davis foi substituído por Arnold Schwarzenegger, fisiculturista austríaco e estrela de cinema.

4. Sars: Os primeiros rumores da nova e desconhecida doença vieram da Ásia, em fevereiro. Em poucas semanas, a Síndrome respiratória aguda-grave, ou simplesmente pneumonia asiática, já era destaque no mundo todo. Casos da Sars se espalharam por mais de 25 países ao redor do globo. Cerca de 8 mil pessoas foram infectadas; mais de 780 morreram.

5. Blecaute na América do Norte: Um raio sobre uma antena de transmissão nos EUA, deu início, em 14/8, ao pior blecaute da América do Norte, espalhando-se por oito estados americanos e parte do Canadá. Milhões de pessoas ficaram sem energia, inclusive as cidades de Nova York, Cleveland e Detroit.

6. Retomada da economia americana: Após alguns anos, a economia dos EUA deu sinais de recuperação. As ações industriais da Dow Jones fecharam acima de 10.000 pela primeira vez em 18 meses; a taxa de crescimento do terceiro trimestre foi de 8,2%, melhor resultado dos últimos 19 anos. Apesar disso, o desemprego subiu e o déficit federal deve ser recorde, acumulado em US$ 500 bilhões em 2003.

7. Incêndios na Califórnia: Os violentos incêndios que assolaram boa parte do sul da Califórnia mataram 22 pessoas, devastaram cerca de um milhão de acres e destruíram 4.800 casas e construções em outubro e começo de novembro.

8. Corte de impostos de Bush: Em maio, o Congresso deu a Bush vitória majoritária na aprovação de cortes nos impostos em US$ 330 bilhões até 2013 ? o terceiro maior corte da história. A medida foi aprovada com apenas um voto garantindo a maioria do Congresso.

9. Elizabeth Smart: Nove meses após ser levada de seu quarto em Salt Lake City, Elizabeth Smart, de 15 anos, foi encontrada em março, em companhia de um casal sem-teto que agora enfrenta acusações de seqüestro e violência sexual. No segundo semestre, Elizabeth já estava de volta à escola e virou personagem de um filme de TV.

10. Campanha democrata: A indicação do candidato democrata à presidência dos EUA, para as eleições de 2004, ainda não foi definida, mas quem lidera as pesquisas é Howard Dean, ex-governador de Vermont. Dean ganhou o apoio do ex-vice-presidente e ex-candidato democrata às eleições de 2000, Al Gore.

A versão internacional da pesquisa da Associated Press, com jornalistas do mundo todo, revelou que para eles também a guerra no Iraque foi, de longe, o principal assunto de 2003. A guerra liderada pelos EUA e responsável por tirar Saddam Hussein do poder sob alegação de que o Iraque esconderia armas de destruição em massa recebeu 51 votos de primeiro colocado dos 67 jornais, agências de notícias e emissoras votantes, em 28 países fora dos EUA.

A Sars, ou pneumonia asiática, pegou o segundo lugar, e o conflito entre israelenses e palestinos, o terceiro.

Outros assuntos de destaque foram o desastre da espaçonave Columbia e a indicação de Hu Jintao para a presidência da China em março. Informações da AP [24/12].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem