Sexta-feira, 22 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES > O ACERVO

Pela reconstrução do Núcleo de Pesquisa de Telenovela

Por lgarcia em 10/10/2001 na edição 142

SOS TELENOVELA

A Escola de Comunicações e Artes da USP conta com a ajuda da população para recuperar o único acervo documental de telenovela do mundo, destruído por incêndio na terça-feira, 2/10/2001.

A ECA ? Escola de Comunicações e Artes da USP, ainda sob o impacto do incêndio que destruiu grande parte de suas instalações naquela madrugada de terça, dá início a uma campanha de reconstrução do Núcleo de Pesquisa de Telenovela (NPTN) ? maior referência mundial de teledramaturgia, transformado em cinzas pelo fogo que teria sido provocado por um curto-circuito.

À frente da campanha denominada S.O.S Telenovela ? O que você guardou de lembrança pode ajudar nossa memória, estão os pesquisadores que há uma década investigam o tema. Dispostos a compensar os prejuízos e a restaurar o espaço construído durante esses anos em que o Núcleo subsidiou a realização de inúmeras teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso no Brasil e exterior, a campanha pretende mobilizar instituições, pesquisadores de universidades, meios de comunicação, telespectadores apaixonados pelo gênero para doações de todo tipo de material relacionado a esses produtos da Ficção Televisiva. Com isso pretendem obter material para recuperação do acervo possibilitando, dessa forma, a continuidade das pesquisas que vinham sendo desenvolvidas na ECA e prosseguimento do trabalho de socialização e intercâmbio dos conhecimentos gerados e acumulados nesse centro.

O NPTN, fundado em 1992, foi o primeiro centro de referência no Brasil destinado exclusivamente à pesquisa e à documentação sobre telenovela, desenvolvendo estudos sobre suas características, influências, teledramaturgia e linguagem. Ao longo de sua existência tornou-se referência obrigatória para inúmeros estudos de pesquisadores não só de todo o Brasil como da Europa, EUA e América Latina. Em sua tarefa de preservar e produzir documentos que registraram parte significativa da memória cultural brasileira, o Núcleo foi premiado e reconhecido por sua atuação no Brasil e exterior como Centro de Excelência nos estudos na área de Ficção Televisiva.

 

O ACERVO

  • A primeira sinopse de Roque Santeiro confeccionada em forma de cordel para seu lançamento na década de 70;
  • álbuns editados pela extinta editora Bruguera que traziam como conteúdo a história de telenovelas como O Cafona, Irmãos Coragem, Antonio Maria, O homem que deve morrer;
  • base de dados com 2.224 registros bibliográficos;
  • boletins de programação de todas as emissoras de TV, inclusive da extinta Tupi;
  • boletins do Ibope de todas as capitais brasileiras;
  • revistas especializadas nacionais e internacionais desde a década de 50;
  • capítulo, roteiros e sinopses de telenovelas, seriados, minisséries;
  • arquivos de recortes de jornais de 1964 até os dias atuais;
  • suplementos de TVs de toda década de 90;
  • teses, dissertações, monografias, relatórios e projetos de pesquisas dos estudiosos do Núcleo e de todo o mundo, dossiês de telenovelas desde a década de 70;
  • acervo com 1.500 fotos;
  • 700 fitas de vídeos de telenovelas e minisséries
  • pôsteres de atores e atrizes de 1970 a 1979;
  • 122 discos de vinil com trilhas sonoras de telenovelas.
  • Com apelo à população para que participe na tarefa de preservação da memória cultural de nosso país, os pesquisadores solicitam doações de documentos (fitas de vídeo, fotografias, jornais, revistas, pôsteres, álbuns e outros materiais sobre telenovela) para recomposição desse centro de pesquisa.

    Contamos com sua colaboração. Se você possui algum documento para doar ou disponibilizar para cópia, entre em contanto com o NPTN pelos telefones (11) 3237-2755/ 9671-2868 ou pelos e-mails: <aataide@usp.br> ou <gpnovela@edu.usp.br>

        
        
                         

    Mande-nos seu comentário

    Todos os comentários

    Siga o Observatório da Imprensa
    Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Termos de Uso
    x

    Indique a um amigo

    Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

    O Campos com * são obrigatórios.

    Seus dados

    Dados do amigo (1)

    Dados do amigo (2)

    Mensagem