Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Pelo sigilo das fontes

Por lgarcia em 22/01/2003 na edição 208

TELETIPO

A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, sigla em inglês) [7/1/03] pediu a autoridades palestinas que respeitem os jornalistas, demonstrando insatisfação com o interrogatório do correspondente da rede de TV al-Jazira na Palestina, Saifeddin Shahin, depois que este entrevistou no ar, por telefone, integrante da Brigada de Mártires Al-Aqsa. O grupo reivindica autoria de atentado suicida do dia 5/1/03, em Telavive. De acordo com o Sindicato de Jornalistas Palestinos, Shahin foi pressionado pelo serviço de segurança a revelar suas fontes. A IFJ ressalta que esse tipo de procedimento é nocivo à liberdade de imprensa e ao acesso à informação por parte da população.

Dois radialistas de Miami, os anticastristas Enrique Santos e Joe Ferrero, que apresentam o programa El Vacilón de la Mañana, conseguiram falar por telefone com Hugo Chávez fingindo ser Fidel Castro. Acreditando estar falando com o comandante, Chávez não desconfiou mesmo quando Santos dizia coisas sem sentido. O venezuelano repetia: “Eu não entendo.” Santos encerrou o trote gritando que Chávez é “terrorista, animal e assassino”. Conta Christina Hoag [Miami Herald, 7/1/03] que Santos declarou ter ficado surpreso com o sucesso do trote. A dupla já foi suspensa uma vez por anunciar um show que não ocorreu e reunir uma multidão em frente a um estádio vazio.

Felicity Barringer [The New York Times, 9/1/03] confirma que executivos do Wall Street Journal planejam uma edição aos sábados ? o jornal circula de segunda a sexta-feira. A novidade traria mais publicidade, numa época em que anunciantes ? principalmente os do WSJ ? têm minguado. Mas o projeto tem boas chances de não ir adiante devido a dificuldades logísticas. Em dias úteis, a distribuição da tiragem de 1,8 milhão de exemplares se concentra em edifícios comerciais. Aos sábados, o jornal teria de ser levado às residências, que estão, em grande parte, em distantes áreas suburbanas.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem