Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Pentágono se irrita com jornalista do Post

Por lgarcia em 06/01/2004 na edição 258

TELETIPO

Quando o Pentágono de George Bush não gosta do que um jornalista escreve, faz um ataque preventivo. Quem vem desagradando o Pentágono ultimamente é o jornalista do Washington Post Tom Ricks, um dos mais antigos repórteres que cobrem o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Não se sabe exatamente qual foi a gota d?água do problema, mas não é segredo que Ricks não foi um dos mais animados apoiadores da guerra no Iraque. O porta-voz do Pentágono, Larry DiRita, enviou reclamação ao Post, e depois reuniu-se a portas fechadas com os editores do jornal para discutir a questão.

O experiente Ricks não se importou muito com as reclamações. Em mais de duas décadas de carreira cobrindo assuntos militares, o jornalista escreveu livros sobre o exército e a marinha dos EUA. Ao longo dos anos, desenvolveu contato com inúmeras fontes de todos os escalões. E isso, para a atual administração do Pentágono, é um problema. [The Washingtonian, 29/12/03]

A rede de TV americana NBC noticiou que a TV estatal iraquiana fez imagens inéditas das soldados americanas Jessica Lynch e Lori Piestewa após a emboscada de sua tropa durante a guerra do Iraque. O vídeo foi mostrado no programa NBC Nightly News e, segundo a emissora, não chegou a ir ao ar na TV iraquiana.

Os Estados Unidos bombardearam por diversas vezes os estúdios da TV iraquiana depois que ela transmitiu entrevistas com prisioneiros de guerra americanos. Mas, de acordo com a NBC, esta fita específica não foi destruída nas explosões porque estava guardada na casa de um empregado da emissora estatal.

O vídeo mostra as duas soldados feridas e desacordadas no hospital logo após a emboscada em 23 de março. Piestewa teria morrido momentos após a filmagem. [AP, 30/12/03]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem