Sábado, 17 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº974

PRIMEIRAS EDIçõES > DESMATAMENTO AMAZÔNICO

Página do INPE com dados inéditos

Por lgarcia em 08/07/2003 na edição 232

DESMATAMENTO AMAZÔNICO

Num dos mais importantes trabalhos de divulgação técnico-científico sobre o desmatamento da Amazônia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de São José dos Campos (SP), lançou nesta segunda-feira (7/7) o mais completo sítio sobre ações antrópicas em floresta tropical. O objetivo é democratizar as informações e criar novos acessos aos dados sobre as atividades na maior e mais estudada floresta de todo o mundo.

A página revela a nova metodologia utilizada no monitoramento da Amazônia Legal, principalmente no território denominado Arco do Desflorestamento. O levantamento revelará estado, região e localidade onde ocorre a derrubada da floresta e quais seus motivos. Entre as informações inéditas está o alto nível de detalhe do desmatamento, que possibilitará análises mais completas sobre esse processo. Os dados chegam a ser pontuais, revelando aspectos como a localização específica das ações degradatórias, seja em municípios, áreas agrícolas e pecuárias, assentamentos populacionais, áreas indígenas e de extração de madeira, ou mesmo em locais de grande biodiversidade.

O trabalho foi orientado pelo coordenador geral da divisão de Observação da Terra e responsável pelo monitoramento ambiental da Amazônia, Gilberto Câmara Neto.

Informações

Endereço na web ? <http://www.inpe.br/acontece.html>

Assessoria de imprensa (Júlio Ottoboni ou Ana Maria Chagas) ? Telefones:
(12) 3945-6983/6982; e-mails: <ottoboni@dir.inpe.br>,
<anach@dir.inpe.br>

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem