Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

PRIMEIRAS EDIçõES > DEFESA NA REDE

Platéia e banca em monografia online

Por lgarcia em 04/12/2002 na edição 201

DEFESA NA REDE

Victor Gentilli

A Universidade Federal da Paraíba inovou com a primeira defesa de monografia de conclusão de curso com transmissão online ao vivo pela internet ? na terça-feira, 19/11. Orientado pelo professor Luiz Custódio da Silva, o aluno Vinícius de Oliveira apresentou sua monografia "Estudantes de jornalismo em rede: impactos do webjornalismo no ensino e aprendizagem do jornalismo contemporâneo" para a banca e para os internautas.

O trabalho foi defendido no auditório do Centro de Formação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac, na tarde de 29/11/02. Pelo que se pôde apurar, houve participação de cerca de 200 pessoas online. Encerrada a defesa formal, o formando continuou a debater seu trabalho num chat com os internautas.

A experiência abre um novo caminho no diálogo entre estudantes, professores e pesquisadores, com as novas possibilidades propiciadas pela internet. A banca foi composta pelo orientador Luiz Custódio da Silva, chefe do Departamento de Comunicação Social e Turismo, e pelos professores Henrique Magalhães e Sandra Regina Moura.

O resumo do trabalho é o seguinte:


A internet é um elemento inerente na sociedade contemporânea. Não seria diferente na Comunicação Social, uma área de atuação tão dinâmica, que a rede mundial de computadores não traria novas possibilidades. Nesta pesquisa propomos novas possibilidades para o ensino do Jornalismo pensando nas contribuições possíveis a partir das Novas Tecnologias. Aliado a essa preocupação com a pedagogia do jornalismo, procuramos compreender a participação do corpo discente das universidades nesse momento.

Este trabalho tem como objetivo principal a identificação e análise da atuação dos estudantes de Jornalismo, no Brasil, no tocante a utilização e a prática do webjornalismo no processo de formação profissional. Procurando entender o posicionamento dos estudantes, teremos condições de buscar suas aspirações com esse novo ramo profissional que está surgindo, com a intensificação da internet no mundo.

A partir da localização, organização, análise criteriosa dos trabalhos realizados por estudantes de Jornalismo em todo país, e entrevistando-os via formulário eletrônico, pudemos captar e entender esse novo viés profissional propiciado pela Comunicação Mediada por Computadores (CMC) na visão deles.

Percebemos que mesmo com o caráter inovador destes trabalhos eles acabam sendo muito parecidos por seus recursos utilizados, aspecto visual e conteúdo apresentado. As matérias são sem um sentido da ampliação e aprofundamento da técnica jornalística e poucas experiências estão atentas à convergência de mídias.

Essa linha tênue que separa a academia do mercado de trabalho pode excluir ou aproximar os estudantes do possível sucesso profissional. "Estudantes de jornalismo em rede: impactos do webjornalismo no ensino e na aprendizagem do jornalismo contemporâneo" tenta atender a esses questionamentos tão presentes no cotidiano tanto dos estudantes, dos professores e dos profissionais no mercado de trabalho.


Informações

Vinicius de Oliveira Araújo ? telefones: (83) 235-4441 / 9332-3200; e-mails: <vinicius@jampa.com.br> / <voaraujo@netwaybbs.com.br>

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem