Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

PRIMEIRAS EDIçõES > OFJOR CIÊNCIA 98

Pílulas de (ins)ciência

Por lgarcia em 05/07/1998 na edição 48

 

Público norte-americano desconhece conceitos científicos básicos

“Uma pesquisa recente da National Science Foundation mostrou que menos da metade dos adultos americanos compreende que a Terra orbita em torno do Sol anualmente; só 21% sabe definir o DNA e apenas 9% sabe o que é uma molécula. Outra pesquisa mostrou que um em cada sete adultos americanos (quase 25 milhões de pessoas) não conseguiam nem localizar os Estados Unidos em um mapa-múndi sem os nomes dos países”.

AUGUSTINE, N. “What we don?t know does hurt us. How scientific illiteracy hobbles society”, Science, 13/march/1998.

 

Jornalismo científico do passado (?)

“Suponha que [o assunto] é o Cometa Halley. Primeiramente, é preciso dedicar meia página à figura do Cometa. Se for possível inserir uma mulher bonita na figura, melhor ainda. Se não, insira uma boa idéia misteriosa como os habitantes de Marte observando o Cometa passar. Depois, um quarto da página pode ser ocupado por títulos em letras garrafais e um box de duas colunas contendo uma opinião científica que ninguém vai entender, só para dar classe ao texto…”

Do editor de um jornal vencedor do Prêmio Pullitzer, o Sunday World, ao descrever a filosofia do jornalismo científico do século XIX. Citado por Dorothy Nelkin, em Selling Science, 1995.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem