Edição de Marinilda Carvalho
Amigos, carta ?tima de Ana Maria Moura, criticando a vis?o ? digamos, polu?da ? de um editor da revista ?poca sobre o vazamento de ?leo na Ba?a de Guanabara: seria grave se fosse em Abrolhos ou Noronha, derramou ele. Como aconteceu num ecossistema j? comprometido ? que recebe um Maracan? de esgoto por dia, sem falar nos perigos?ssimos (e impunes!) despejos industriais, a revista deu capa ao topless. Dizer o qu?? O editor respondeu ? carta de Ana com presteza e gentileza. O leitor decide quem tem raz?o.
Eu, humildemente, acho que o epis?dio mostrou despreparo da m?dia em geral: superficialidade na cobertura e comportamento intimidado diante dos diretores da Petrobras, empresa useira e vezeira no descaso com a Ba?a. Nas entrevistas, os rep?rteres n?o perguntaram, que eu visse, quem deu a ordem para a mentira deslavada sobre as propor?es do vazamento; n?o perguntaram o nome do diretor de manuten??o dos ?ltimos 10 anos, recentemente substitu?do, que deixou esta vergonha acontecer outra vez (“N?o estou aqui para alisar bigu?”, disse ele uma vez); n?o perguntaram por que ? necess?rio um grupo de trabalho para descobrir quem estava de plant?o na hora do desastre; n?o perguntaram quantos funcion?rios de manuten??o a empresa demitiu para reduzir custos, atualmente, a palavra de ordem da Petrobras; n?o perguntaram por que uma empresa deste porte e desta atividade e numa ?rea t?o sens?vel n?o tem equipamento suficiente de conten??o de manchas de ?leo, tendo que pedir emprestado a co-irm?s estrangeiras.
Ningu?m pergunta, ningu?m questiona. Os diretores da empresa falam o que querem, sossegados, que a m?dia n?o est? aqui para incomodar a poderosa Petrobras. E que ningu?m diga que isso ? defesa da privatiza??o, como querem as patrulhas de plant?o. A Petrobras ? patrim?nio do Brasil ? por sinal, Aloysio Biondi e Eliane Cantanh?de v?m alertando sobre os riscos de pulveriza??o e posterior aliena??o de blocos da empresa ?, mas isso n?o a torna imune a cr?ticas.
Um abra?o triste, boa leitura!
Meu nome ? Patr?cia, estou no 3? ano de Publicidade. Adorei o site. E queria, se poss?vel, manter contato para receber not?cias sobre as edi?es. Adorei o artigo de Alberto Dines
“Fus?o e ?tica”, sobre a Internet. Acho que deve ser ? e ser? ? gr?tis. N?o h? como ir contra o inevit?vel. Os lucros com a propaganda s?o suficientes.
Nota do O.I.: Aos leitores interessados, podemos enviar e-mail anunciando as edi?es do Observat?rio. Tamb?m oferecemos assinatura do Observat?rio impresso, que ? gr?tis em raz?o de patroc?nio da Xerox do Brasil. Para receber, basta enviar nome, endere?o e CEP a Sueli Rocha <sueli@uniemp.br>. Abra?os.
A programa??o sem qualidade da TV brasileira n?o ? culpa do Ratinho e nem das novelas. Os verdadeiros culpados s?o os Rat?es, donos das emissoras, que se preocupam somente com as “novelas da publicidade”, enxergando assim, apenas o lucro. Luiz Augusto Ara?jo Pereira
Use o e-mail para nos mandar sua contribuição
Para garantir a publicação de sua correspondência, use correio eletrônico. Críticas e denúncias contra veículos de comunicação citados nominalmente serão submetidas aos mesmos, para que tenham oportunidade de resposta simultânea à publicação da crítica ou denúncia.