Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

"Prestação de contas ao final de um ano de ‘Valor’", Editorial, copyright Valor Econômico

ASPAS


"Prestação de contas ao final de um ano de ‘Valor’", Editorial, copyright Valor Econômico, 1/05/01

"Há um ano, quando se apresentou pela primeira vez diante do público, o Valor resolveu explicitar aos leitores quais princípios deveriam guiar seu comportamento editorial. Hoje, chegou o momento de prestar contas do que fez nesse período e de renovar seu compromisso com aqueles que o têm prestigiado com sua leitura.

O exame do texto que ocupou este espaço em 2 de maio de 2000 a fim de confrontá-lo com as realizações do Valor nos últimos 12 meses demonstra que o jornal tem se mantido fiel ao que prometeu. O grande número de assinantes que já pode ostentar, o reconhecimento da qualidade do seu trabalho, na forma de prestigiosos prêmios obtidos e de manifestações de apreço que recebe pelo seu aniversário, são algumas demonstrações de que o Valor tem sido capaz de ?oferecer um panorama abrangente e confiável do que ocorre na esfera produtiva, capaz de auxiliar a tomada de decisões pelos agentes econômicos?, como pretendido.

Uma quantidade impressionante de notícias exclusivas ou dadas em primeira mão a respeito de negócios ou de política econômica justifica a expressão mais ouvida de leitores nos últimos dias: o Valor se tornou ?leitura obrigatória?. Ao lado dessa ênfase na informação, o jornal realizou seu desejo de contribuir para o debate nacional, através da publicação de análises originais, profundas e plurais de analistas de peso e respeito público.

O jornal prometeu ?denunciar a injustiça, a corrupção … a incompetência no trato dos assuntos públicos?. Diversas matérias publicadas no Valor comprovam que o fez. Basta lembrar duas: a entrevista que deu ímpeto às investigações sobre o escândalo do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto e as reportagens sobre a exagerada elasticidade no parcelamento de dívidas no programa Refis.

No seu primeiro editorial, o jornal disse que defenderia ?com vigor o desenvolvimento do mercado de capitais?. Tanto tem feito isso, que está lançando hoje com a Bovespa um índice de segunda linha, além de publicar a cada três meses o suplemento ?Investimentos?, com um ranking especial sobre os melhores fundos disponíveis do mercado. Uma série de reportagens sobre governança corporativa deu ao Valor o Prêmio Bovespa de Jornalismo do ano passado.

Outro compromisso de um ano atrás foi ajudar a ?promover o desenvolvimento social e combater injustiças?. Nessa área, a atuação do jornal tem sido destacada, com a publicação do suplemento mensal ?Empresa e Comunidade?, a instituição dos prêmios Ethos-Valor e Valor Social e uma cobertura intensiva de fatos ligados a esse tema.

O objetivo de ?sempre valorizar a figura do empreendedor? foi cumprido não apenas por meio de reportagens a respeito de iniciativas empresariais de destaque, mas também com a instituição do Prêmio Executivos de Valor.

O jornal também tem sido ?apartidário, desatrelado de governos, grupos econômicos, facções políticas e candidaturas? e mantido suas páginas abertas a ?representantes de diversas tendências ideológicas e políticas?.

O balanço de um ano é, portanto, positivo. Houve erros e eles foram reconhecidos com transparência e sem subterfúgios no próprio jornal. Em alguns casos, pode-se ter feito menos do que teria sido possível e os profissionais que trabalham no Valor têm se esforçado para aperfeiçoar o produto.

Para o ano que começa hoje, o jornal renova os seus compromissos. Sabe que há um contrato entre ele e seus leitores, renovado a cada compra de exemplar ou de assinatura. As perspectivas para a economia brasileira e mundial, como mostra o suplemento especial que circula hoje, não são das mais otimistas. Os agentes econômicos e o público em geral vão precisar, mais do que nunca, de informações e análises confiáveis para tomar suas decisões e se posicionar diante das dificuldades que surjam.

O Valor espera poder continuar a fazer jus à confiança dos que já o elegeram como objeto de sua leitura e para conquistar os que ainda não o escolheram. Para isso, se compromete a manter os princípios que nortearam, com sucesso inquestionável, o primeiro ano de sua vida de jornal diário."

***

"Prestação de contas ao final de um ano de ‘Valor’", copyright Valor Econômico, 1/05/01

"O Valor completa hoje seu primeiro ano de vendas com realizações importantes e muitos planos para o futuro. Neste curto período de tempo, o jornal se consolidou como um dos mais influentes veículos do país.

Criado pelo Grupo Folha e pela Infoglobo, que dividem igualmente o seu controle acionário, o Valor tinha como objetivo se tornar um jornal atraente, moderno, de fácil compreensão, sem perder a profundidade e o rigor técnico. A intenção era falar com a elite econômica, mas também com um público mais amplo, interessado em economia e negócios.

A resposta dos leitores foi tão positiva que se pode dizer que o objetivo foi alcançado. A circulação do jornal, hoje, supera 100 mil exemplares, que incluem uma carteira de 78 mil assinantes. Equivale a dois terços do mercado do concorrente direto.

Como reflexo da boa receptividade do jornal e de sua repercuss&atatilde;o nacional, o Valor consolidou também sua posição junto aos anunciantes. Em um ano, o jornal publicou 1.500 páginas de anúncios, com um total de 4.587 peças diferentes.

A qualidade e a independência do seu jornalismo lhe valeram vários reconhecimentos públicos. Pela primeira vez na história do Prêmio Esso de Jornalismo, um jornal com apenas cinco meses de publicação foi indicado como finalista em quatro de suas categorias e premiado em duas.

Foi um ano fértil na criação de novos produtos, em diversas áreas. Suplementos semanais, um serviço de informações on-line na Internet, também premiado, livros, guias, índices. São muitos os planos para o futuro. Está sendo anunciada hoje a criação de uma revista anual, com a análise das mil maiores empresas do país. Mais do que um jornal, o Valor Econômico é uma empresa produtora de informações econômicas em todos os formatos e em todas as mídias. Já marcou presença em diversas áreas e pretende ampliar ainda mais o escopo de sua atuação.

O Valor acredita na importância da análise, além da notícia, e da opinião qualificada. O jornal reuniu o mais completo e influente time de articulistas econômicos, nacionais e internacionais, da imprensa brasileira.

Mas, acima de tudo, produziu notícias relevantes, muitas exclusivas, antecipou negócios e apontou direções e tendências na política e no comportamento econômicos do país.

Foram vários os furos com impacto nacional e internacional. Em outubro, por exemplo, o Valor revelou o segredo do ? recall ? dos Corsa da General Motors, o que acabou derrubando os preços das ações da GM em Nova York. Em novembro, mostrou, com números do Banco Central, como o país esteve prestes a quebrar, antes da desvalorização do real em1999, pela escassez de reservas líquidas.

Os leitores do Valor souberam antes do que os de todos os outros jornais, em janeiro, que a Anatel iria rever as regras e os preços para o leilão de celulares. Em maio do ano passado, também com exclusividade, o jornal revelou que o rombo do Banco Bozano junto ao Fisco era de R$ 1 bilhão e as ações que cercavam o América do Sul. O Valor foi o primeiro a anunciar que os irmãos Frering estavam vendendo a Caemi. Em outubro, mostrou em mais de uma matéria o risco de um mau resultado na balança comercial em 2001. Esses são só alguns exemplos de um ano de informações exclusivas ofereceidas pelo Valor a seus leitores.

***

"Prêmios reconhecem excelência", copyright Valor Econômico, 1/05/01

"O Valor procurou, em seu primeiro ano, além de oferecer ao público a melhor informação sobre economia e negócios, reconhecer a excelência do trabalho de agentes econômicos e atores sociais relevantes no país.

Para isso, criou três prêmios. O ?Executivos de Valor? foi entregue em abril deste ano a 20 administradores de vários setores.

De acordo com sua política editorial de garantir transparência a todas as suas ações, o jornal pediu a 18 das mais conceituadas empresas de ?headhunting? e consultoria na área de carreiras do país para que fizessem a escolha dos executivos vencedores.

Os consultores, de forma sigilosa, indicaram os profissionais que, a seu ver, tiveram o melhor desempenho em cada setor no ano passado. Além disso, tiveram de justificar as suas escolhas.

Também em abril, o jornal entregou outro de seus prêmios, o Ethos-Valor, dedicado a estudantes universitários que façam suas monografias de conclusão de curso de graduação a respeito de temas relativos à responsabilidade social das empresas.

Essa é uma das iniciativas da parceria entre o Valor e o Instituto Ethos, que foi firmada para realçar o compromisso do jornal com o tema da responsabilidade social, expressado desde a formulação de seu projeto editorial.

Embora tenha sido lançado quando o ano letivo de 2000 já estava próximo do fim do primeiro semestre, o Prêmio Ethos-Valor recebeu 105 inscrições e teve a adesão de 123 instituições de ensino de todo o país.

O terceiro prêmio que o jornal instituiu no seu primeiro ano é o Prêmio Valor Social. Sua primeira versão está em fase de final de inscrições. Os premiados serão conhecidos em agosto.

O objetivo desse prêmio é homenagear as empresas que apresentem desempenho relevante em uma das quatro áreas em que se divide a premiação (relações com a comunidade, respeito ao meio ambiente, respeito ao consumidor e qualidade do ambiente de trabalho). Além disso, haverá um prêmio especial para pequenas empresas e um grande prêmio para inscritos em qualquer das categorias.

Os leitores do Valor estão tendo participação ativa no Prênmio Valor Social. Eles puderam indicar empresas para concorrer a ele e também vão votar para eleger as vencedoras. O trabalho das empresas finalistas será o tema de uma edição especial do suplemento ?Empresa e Comunidade?. Com base nas reportagens desse caderno, os leitores vão escolher suas preferidas.

Além do voto do leitor, no entanto, uma comissão de entidades ligadas a cada uma das áreas de premiação também vai eleger os melhores trabalhos, com base num relatório de gestão que cada inscrito deverá apresentar. Assim, o Prêmio Valor Social terá um vencedor escolhido pelo público e outro por uma comissão técnica, que baseará sua decisão em critérios objetivos.

No Prêmio Valor Social, o jornal conta com a colaboração dos dois institutos mais respeitados nessa área no país, o Ethos, que atua na área das empresas, e o Akatu, que trabalha junto ao público, num esforço para criar um ?consumo responsável?.

***

"Jornal lança anuário 1000 Empresas de Valor", copyright Valor Econômico, 1/05/01

"O mais novo produto editorial do Valor circulará no segundo semestre de 2001: o anuário 1000 Empresas de Valor. Com critérios inovadores, reportagens e apresentação gráfica atraente, a nova publicação vai incluir diferentes rankings: classificará as vendas das 1000 maiores empresas que atuam no país; listará os 50 maiores bancos e as 100 maiores seguradoras, além das companhias que mais se destacarem em 27 setores de atividades.

Como complemento, vai trazer uma série de informações sobre o desempenho das 1000 maiores companhias em atuação no país, em termos de crescimento, lucro, rentabilidade e outros indicadores de resultados. A publicação é resultado de parceria entre o Valor e a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, e tem como objetivo servir de ferramenta essencial de análise para todos que queiram avaliar a situação atual e as tendências das empresas mais importantes no cenário econômico brasileiro.

Essa é a mais recente iniciativa da Plataforma de Conteúdos do Valor, onde são gerados produtos eletrônicos e impressos que complementam a cobertura diária feita pelo jornal impresso. Um deles, o site Valor Online, firmou-se como um dos mais visitados na categoria de economia e negócios, com dois milhões de ?page views? mensais. Classificou-se entre os dez primeiros no júri popular do iBest e entre os cinco melhores na mesma premiação pelo júri de especialistas. Além do conteúdo do jornal impresso, o site abriga os canais Valor Indicadores, com os principais índices do mercado em tempo real, e Valor Carreira, com conteúdos e serviços voltados ao desenvolvimento profissional e cursos de atualização.

Valor Notícias é uma amostra do conteúdo em tempo real produzido para o canal Valor+News, um serviço fechado a assinantes com 150 notícias diárias de economia e política produzidas por uma equipe própria em São Paulo, Rio e Brasília e análises dos jornalistas do Valor Econômico. Novos canais e conteúdos desenvolvidos para SMS e WAP completarão, em breve, a família de produtos para tecnologia móvel de transmissão de informações abrigadas no canal Valor Digital. As 30 matérias mais importantes do jornal estão disponíveis via Palm para assinantes do Valor.

O público de rádio também recebeu atenção com o Notícia de Valor, um programa dividido em quatro boletins diários especialmente produzidos para a rede nacional CBN, que os transmite.

Na Plataforma de Conteúdos nasceram também publicações como os suplementos semanais que reproduzem com exclusividade, em português, as melhores reportagens das revistas ?The Economist? e ?BusinessWeek?. A continuidade desse projeto, aliada aos direitos de reprodução do conteúdo do jornal ?Financial Times?, garante aos leitores do Valor o melhor do jornalismo econômico mundial.

O jornal publica ainda uma revista semanal, ?EU & Fim de Semana?, dedicada à cultura e ao consumo sofisticado, e o encarte diário ?Legislação & Tributos?, além de suplementos especiais sobre temas específicos de economia e negócios. Além deles, ainda edita os suplementos periódicos ?Empresa e Comunidade?, ?Empresas Emergentes?, ?Investimentos? (este, com o ranking exclusivo dos melhores fundos elaborado em parceria com o Ibmec, a mesma instituição de ensino responsável pelo cálculo do Índice de Renda Fixa Valor/Ibmec, que é divulgado diariamente no caderno de Finanças do jornal e no site Valor Online)

A estréia bem-sucedida na edição de livros, com o Guia Valor Econômico – Finanças Pessoais, da jornalista Mara Luquet, que teve 65 mil exemplares vendidos em seis meses, levou o Valor, em parceria com a Editora Globo, a lançar ainda este ano dois novos títulos, um sobre carreira profissional e outro sobre o mercado imobiliário. Outra parceria foi iniciada com a co-edição do Dicas de Brasília, uma publicação editada há dez anos pela Patri Consultoria."

Folha de S. Paulo

"Crítico de jornais elogia o ?Valor? na internet", copyright Folha de São Paulo, 4/05/01

"Em artigo publicado no site da Inma [International Newspaper Marketing Association, endereço: www.inma.org], o crítico de jornalismo Juan Antonio Giner teceu elogios ao jornal ?Valor?.

No artigo, intitulado ?Os jornais mais inovadores do mundo?, Giner escreveu: ?Valor? é uma joint-venture entre Globo e Folha, publicados no Rio e em São Paulo (Brasil). É um dos jornais mais bem desenhados do mundo: com projeto gráfico de um escritório britânico, é um jornal fácil de ser lido por pessoas muito ocupadas, elegante e bem impresso, com mais do que noticiário financeiro ?hard?. ?Valor? é algo realmente novo, inovador, um modelo de modernidade. Você não precisa saber português para concluir que está olhando para um dos jornais mais interessantes já publicados?."

Volta ao índice

Imprensa em Questão ? próximo texto

Imprensa em Questão ? texto anterior

Mande-nos seu comentário