Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Prisões no Irã

Por lgarcia em 05/02/2003 na edição 210

TELETIPO

Nas últimas três semanas, cinco jornais reformistas foram fechados pelo governo iraniano, incluindo o maior diário do país, Hamshari, denuncia o grupo Repórteres sem Fronteiras [24/1/03]. O RSF também demonstra preocupação com o destino de dois jornalistas detidos, Alireza Eshraghi e Ali-Reza Jabari. O primeiro trabalhava no jornal Hayat-é-no, recentemente fechado, e foi preso em 12/1 após republicar uma charge polêmica, considerada ofensiva à memória do aiatolá Komeini. Jabari, tradutor e colaborador de publicações independentes, foi detido em 28/12, e até hoje as autoridades não informaram seu paradeiro à família.

O correspondente de guerra Robert Young Pelton foi liberado, ao lado de mais dois americanos, pelo grupo de extrema-direita Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC). Outros dois jornalistas ? o fotógrafo americano Scott Dalton e a inglesa Ruth Morris ? permanecem seqüestrados pelo Exército de Libertação Nacional. Dalton e Morris, que estavam a serviço dos Los Angeles Times, foram capturados no estado de Arauca, um dos mais violentos da Colômbia. Informações de Jason Webb [Reuters, 24/1/03] e AP [24/1].

Grigory Pasko, jornalista russo condenado por espionagem e alta traição, foi liberado da prisão por boa conduta ao cumprir dois terços da pena. A notícia vem seis semanas após ter recebido o prêmio Repórteres sem Fronteiras ? France Foundation 2002 por sua contribuição na luta contra a censura. Informa a RSF [23/1/03] que Pasko, ex-correspondente de um jornal militar, foi condenado a quatro anos de prisão em 2001 ? e já tinha passado 20 meses detido, até 1999 ? por ter denunciado o despejo de lixo tóxico pela marinha russa no Mar do Japão.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem