Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > COLÚMBIA

Prêmio concedido e revogado

Por lgarcia em 25/12/2002 na edição 204

COLÚMBIA

A Universidade de Colúmbia decidiu revogar o prêmio concedido no ano passado a um historiador, sob a alegação de conduta acadêmica imprópria. Desde que foi instituído, em 1948, esta é a primeira devolução do Bancroft Prize, de US$ 4 mil, para trabalhos sobre história americana de "valor duradouro e conhecimento impecável que fazem uma grande contribuição para o entendimento de nosso passado".

O vencedor cassado, Michael A. Bellesiles, autor de Arming America: The origins of a national gun culture (publicado pela Alfred A. Knopf em 2000), argumentava no livro que apenas uma pequena porcentagem das pessoas tinha armas de fogo na América colonial. O trabalho, celebrado como pioneiro, começou a ser questionado por acadêmicos. Em outubro, Bellesiles pediu demissão da Emory University após a divulgação do relatório de um grupo independente de estudiosos, que acusou seu trabalho de "enganador e não profissional".

Segundo Robert F. Worth [New York Times, 14/12], Bellesiles reconheceu os erros e pediu desculpas, mas declarou "nunca ter inventado provas de qualquer tipo nem conscientemente me esquivado de minhas responsabilidades como acadêmico".

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem