Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Promotor inexperiente

Por lgarcia em 19/06/2002 na edição 177

TELETIPO

Um promotor de Nova York enviou intimação ao sítio MSNBC pedindo anotações e e-mails de um repórter como parte da investigação sobre um jovem hacker que admitiu ter violado os computadores do New York Times este ano. Informa a AP (4/6/02) que, segundo as regras do Departamento de Justiça americano, qualquer intimação judicial a jornalistas precisa primeiro ser aprovada pessoalmente pelo secretário de Justiça, John Ashcroft, e revisada por Barbara Comstock, diretora do Office of Public Affairs. James B. Comey Jr., o inexperiente promotor que enviou a citação desconhecia a orientação, retirada semanas depois.

A NBC anunciou que Brian Williams, da MSNBC, substituirá o veterano âncora Tom Brokaw. Por isso, o canal a cabo decidiu mudar seu foco: o noticiário comandado por Williams (The News) vai para a CNBC, e o horário nobre será ocupado por talk shows como o de Phil Donahue. Segundo Peter Johnson [USA Today, 4/6/02], após seis anos tentando emplacar uma combinação de notícias com entretenimento, o canal ? empreendimento conjunto da NBC e da Microsoft ? está longe dos rivais, Fox News e CNN. "Eles tiveram que fazer uma escolha", opina o analista de TV Andrew Tyndall, que acredita que a mudança vai fazer a MSNBC parecer "mais com a Fox e menos com a CNN".

O Tribunal de Crimes de Guerra da ONU decidiu que Jonathan Randall, ex-repóoacute;rter do Washington Post, pode ser forçado a testemunhar contra o ex-premiê bósnio Radoslav Brdjanin, acusado de perseguir e expulsar 100 mil não-sérvios durante a Guerra da Bósnia. O jornalista protestou contra a intimação, alegando que a segurança de correspondentes em zonas de perigo pode estar comprometida se estes forem vistos como possíveis testemunhas em tribunais internacionais. Segundo a France Presse (11/6/02), o tribunal rejeitou tal argumento, afirmando que "o que é publicado necessariamente se torna público".

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem