Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1063
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Prova de fogo

Por lgarcia em 19/09/2001 na edição 139

JORNALISMO ONLINE

Raphael Perret Leal (*)

O surpreendente e grotesco ataque terrorista nos EUA pegou a todos de surpresa. Inclusive os sites de notícias. Após saber que um dos prédios do World Trade Center fora atingido, comecei a catar notícias na internet, em vários dos principais sites de informação brasileiros: UOL, Globo On, JB Online, Último Segundo, Terra.

Foi difícil. Parecia que todo o Brasil estava ávido por informações a respeito dos históricos e cinematográficos acontecimentos, e os sites demoravam a entrar no ar. Justificativa simples: o número de acessos, de fato, deve ter aumentado muito. E as atualizações constantes dificultavam qualquer estabilidade na navegação.

Alguns fatos, porém, são dignos de registro:

** Na primeira página da UOL, um ícone apontava para mais notícias no TV UOL. Lamentável que dentro da TV aparecia o rosto de Paulo Henrique Amorim, sorrindo.

** O site do Globo ficou tão descuidado que as fontes dos textos eram primárias, fora do padrão. Sem dúvida, devido à pressa da atualização.

** O iG pagou um mico histórico: decidiu que o dia 11 seria dia das boas notícias, e tiraria da primeira página qualquer menção a más novidades. Teve que abrir mão rapidinho da idéia.

** A CNN, principal provedora de informações para os sites de notícias brasileiros ? e dos outros veículos também ? chutou o balde: esqueceu o design de seu site e, em texto puro, resumia os fatos. Tinha apenas links para as notícias. Perfeito: aproveitou-se de um recurso da web ? a flexibilidade estética do hipertexto ? e definiu um novo modo de comunicação via internet.

Em geral, os problemas ocorridos na cobertura dos ataques terroristas nos EUA foram mínimos. É o efeito da experimentação do jornalismo eletrônico, que ainda busca uma convergência para um padrão de formato. Ninguém duvida de que os acontecimentos de terça-feira foram uma verdadeira prova de fogo para os portais de notícias.

(*) Analista de sistemas e jornalista

    
    
                     
Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem