Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > Lista dos aprovados

Pósgraduação começa em março

Por lgarcia em 28/02/2001 na edição 110

OFJOR CI?NCIA

OfJor Ciência 2001 ? Oficina OnLine de Jornalismo Científico é uma iniciativa do Observatório da Imprensa, Labjor e Uniemp.

LABJOR

Segunda edição do Curso de Pós Graduação em Jornalismo Científico teve 46 candidatos aprovados

Carlos Vogt

No dia 21 de fevereiro foi divulgada a lista dos aprovados no Curso de Especialização (lato sensu) em Jornalismo Científico da Unicamp. Esta é a segunda edição do curso oferecido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (Labjor) em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica, do Instituto de Geociências e com o Departamento de Multimeios, do Instituto de Artes da Unicamp.

Dada a qualidade acadêmica e profissional dos inscritos para o concurso, foram selecionados 46 candidatos. Dos aprovados, 22 são jornalistas e 24 cientistas das áreas de biologia, biomedicina, bioquímica, ciências sociais, direito, enfermagem, engenharia agronômica, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, farmácia, filosofia, física, geografia, história, lingüística, medicina, nutrição e química.

Ao todo foram 214 inscritos. Desses, 109 eram jornalistas e 105 eram cientistas, sendo 25 da área de exatas, 48 de humanas e 32 de biológicas. O processo seletivo foi composto por duas fases. Na primeira, foram analisados os currículos e o texto escrito dos candidatos sobre o papel da Ciência e da Tecnologia no desenvolvimento nacional. A segunda fase, de que participaram 136 préselecionados, aconteceu nos dias 19 e 20 de fevereiro, com prova escrita, prova de proficiência em inglês e entrevista.

Os critérios que levaram à seleção final dos candidatos constituíramse das notas da primeira fase, dos conceitos da prova escrita e da entrevista, na segunda fase, e da nota da prova de inglês ? classificatória, mas não necessariamente eliminatória. A entrevista constituiuse também em fator fundamental para a decisão final, ao lado de um critério global que tem pautado a formação do grupo de estudantes do curso, qual seja, o de darlhe uma distribuição equilibrada entre jornalistas e cientistas e o de procurar ter, o quanto possível, estudantes com origem nas diversas áreas do conhecimento e em diferentes graus de desenvolvimento acadêmico e profissional. A heterogeneidade do grupo reflete a característica multidisciplinar do curso, o que contribui de forma dinâmica para a formação dos alunos ao possibilitar a troca de experiência entre eles.

O Curso de Especialização em Jornalismo Científico da Unicamp capacita jornalistas e cientistas para atuarem como divulgadores nos meios de comunicação em geral e em assessorias de imprensa de institutos de pesquisa.

As aulas terão início dia 12 de março com a abertura das atividades do curso, apresentação geral de seu funcionamento e palestras com convidados sobre o papel do Jornalismo Científico nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. A duração deste curso é de três semestres e as aulas serão sempre às segundasfeiras. No primeiro semestre serão oferecidas as disciplinas de Introdução às Técnicas de Reportagem, Entrevista e Redação Jornalística; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Seminários de Ciência e Cultura, e Instituições e Políticas de C&T. As disciplinas do curso possuem caráter teórico (conceitos das diversas ciências) e prático (relacionado à atividade jornalística e de divulgação de C&T).

A revista eletrônica Com Ciência, publicada pelo Labjor em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), contribui para a formação dos alunos, já que possibilita o contato destes com atividades práticas de divulgação, por meio da publicação de reportagens e notícias sobre diversas áreas de C&T. A revista Com Ciência é, assim, um importante fator de integração e motivação do curso.

Lista dos aprovados

Ademar Martins Ferreira

Aloísio José Antunes

Ana Beatriz dos Santos

Ana Carolina Deckmann

Ana Lúcia Cabral

Ana Luíza de Lima Veloso

Audre Cristina Alberguini

Carla Cristina Gonçalves Chein

Daniela do Carmo

Daniela Nani

David Ricardo M. de Oliveira

Eduardo Melani Rocha

Elza C. Cruz Vasconcellos

Erly Catarina de Moura

Evelyn Márcia L. M. Novo

Fábio Reynol de Carvalho

Graziela Kronka

Janaína Angélica Simões

Jean Jacques De Grotte

Jeverson Barbieri

João Feijão Teixeira

Juliana Gonçalves Lima

Liliane Pires Nogueira

Liliane Castelões Gama

Luís Augusto Pachoal Moreira

Luiz Otávio Soares Dornellas

Marcel S.T. Marques da Silva

Maria Cristina Tordin

Maria Edwiges Hoffmann

Mário Augusto Paixão

Marta Helena Kriger

Mayla Yara Porto

Nelson Frighetto

Nívea Leite

Olinda do Carmo Luiz

Renata Sanches Pagliarussi

Renata Vallillo de Souza

Roberto Belizário Diniz

Rodrigo Bastos Cunha

Rodrigo Mattos dos Santos

Rosane de Bastos Pereira

Sara Nani

Semiramis Melani Melo Rocha

Silvânia de Cássia Lima

Sílvia Maria Teixeira

Susana Oliveira Dias

Volta ao índice

OfJor ? próximo texto

OfJor ? texto anterior


Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem