Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Qual é a FM líder em Santos

RÁDIO & IBOPE
?

Isabel Machado (*)

A população de Santos e Baixada Santista há anos está sem saber qual é a emissora de rádio FM que ocupa verdadeiramente o primeiro lugar nas pesquisas. Três ou quatro rádios disputam esse título tão acirradamente que até esquecem os preceitos básicos da ética. Mais: esquecem que a obrigação de um veículo de comunicação é falar a verdade a seu público.

Essas emissoras, além de colocarem seus locutores para dizer que estão em primeiro lugar, utilizam-se de propaganda constante em TV, jornais, revistas, busdoor, painéis eletrônicos e o que mais for possível e imaginado.

Todas com o mesmo discurso só fazem confundir a opinião pública e seus próprios ouvintes, merecedores de um pouco mais de respeito. Retrato da vergonha instalada.

O que quero saber é quem está mentindo. Porque, afinal de contas, alguém está faltando com a verdade. Não existem meias verdades, muito menos em índices de pesquisa. É pura matemática. Se a porcentagem está aproximada entre os concorrentes, podemos até dizer que existe um empate técnico, o que é bem aceito em pesquisas eleitorais e amplamente divulgado nesses tempos pela imprensa. Mas não é o caso.

O que acontece é que as rádios tentam burlar a verdade divulgando dados parciais: uma alega que está em primeiro lugar de tal a tal horário; outra, que está em primeiro lugar na soma dos números da Baixada Santista; a outra, que está em primeiro lugar na classe WYZ… E assim tentam mascarar a verdade e enganar a população.

O fato que está acontecendo, e não é de hoje, é uma vergonha para os ouvintes de rádio, para os profissionais do rádio, para os anunciantes de rádio, para quem ama o rádio.

Descrédito aumentado

O que está acontecendo deveria ser a maior vergonha para os donos de rádio, que jamais poderiam permitir algo do gênero, principalmente porque gerenciam uma concessão do governo. É uma vergonha, principalmente, para o Ibope, que deveria vir a público e se manifestar: a omissão faz com que pensemos que há conivência ou, no mínimo, tolerância com esse absurdo. Um instituto de pesquisa com a credibilidade do Ibope jamais poderia permitir a divulgação de seus números ? e seu nome ? sem um mínimo de critério, como a população da Baixada Santista assiste hoje.

Tentei questionar o instituto por e-mail, mas não obtive resposta. Ou optaram pelo silêncio ? o que é profundamente lamentável ? ou deram uma prova de péssimo atendimento ao público.

Mas, afinal, qual é a rádio FM que está verdadeiramente em primeiro lugar em Santos? Deveria estar no topo da audiência a que fala a verdade, a que respira verdade, a que tem a verdade como lema. Deveria ser a que se importa realmente com a opinião pública. A que se esmera em divulgar a opinião pública. A que respeita seus ouvintes.

Onde está o respeito aos ouvintes? Onde está o respeito aos anunciantes? Por que a população não pode saber a verdade? Ou não tem valor a opinião da população? Vou continuar aguardando uma manifestação do Ibope, inclusive cópia deste artigo está sendo encaminhada à diretoria do instituto.

Preciso continuar acreditando que um dia o rádio voltará a ter a credibilidade de alguns anos atrás. Quando primeiro lugar era primeiro lugar e ponto. Um passado não tão distante que precisa voltar. A ética precisa voltar. Afinal, essa gente, na ânsia do poder a qualquer preço, esquece que só faz aumentar o descrédito desse já tão sofrido veículo.

Essa gente deveria ter vergonha de dizer que trabalha em rádio.

(*) Jornalista e radialista há 25 anos