Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > THE WASHINGTON POST

Quando o assunto é sério

Por lgarcia em 13/01/2004 na edição 259

THE WASHINGTON POST

No dia 23/12, o Washington Post publicou em sua seção de comportamento Style dois textos que chamaram a atenção dos leitores. Sob uma mesma chamada, o sub-secretário de defesa do governo americano, Paul D. Wolfowitz, e o general de quatro estrelas aposentado Anthony Zinni, expunham, por meio de entrevistas aprofundadas, suas opiniões sobre a intervenção dos EUA no Iraque. O primeiro é um notório defensor da ação militar e o último é um de seus opositores mais informados.

O ombudsman do Post, Michael Getler, em coluna de 4/1/04, conta que recebeu diversas chamadas e e-mails comentando a bem fundamentada argumentação de Zinni. "Eu nunca havia ouvido seu ponto de vista antes", comentou um leitor, por telefone. Muitos reclamaram do fato de que um material tão importante tinha ido parar na seção Style, quando deveria ter saído no primeiro caderno. Sequer uma chamada na capa foi dada às matérias. "Isso não é artigo para a Style. É uma importante matéria política que envolve a vida de soldados americanos e cidadãos iraquianos", repreendeu outra pessoa.

Os editores com quem Getler conversou responderam que tanto Wolfowitz como Zinni já haviam aparecido no diário anteriormente. O ombudsman aponta, no entanto, que o general aposentado, nesta última vez, fez comentários mais abrangentes. Antes, havia sido consultado somente sobre a fase pós-guerra e, de qualquer forma, não tinha muito destaque. Assim, o colunista considera que o jornal errou ao não dar o devido destaque a esse importante trabalho do correspondente no Pentágono Tom Ricks, publicando-o de uma maneira que muitos leitores podem não ter tomado conhecimento de sua existência.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem