Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > THE WASHINGTON POST

Quando os bichos ganharam a capa

Por lgarcia em 23/12/2003 na edição 256

THE WASHINGTON POST

Sobre artigo de Michael Getler

Enquanto o Iraque seguia repleto de confrontos armados envolvendo forças americanas, o Washington Post decidiu colocar na primeira página de um domingo, dia 7/12/03, reportagem sobre supostos maus tratos com animais do National Zoo. Os jornalistas Karlyn Barker, James V. Grimaldi e D?Vera Cohnnt, fizeram uma investigação que concluiu que "negligência, diagnósticos incorretos e outros erros marcaram a morte de 23 animais do National Zoo nos últimos seis anos, e alguns registros veterinários estão incompletos ou foram alterados posteriormente, de acordo com documentos e entrevistas com funcionários atuais e antigos do zoológico".

Os tristes casos do orangotango Pensi, das zebras Buumba e Har, e do leão Tana, entre outros, fizeram chegar muitas mensagens de leitores ao ombudsman do Post [14/12/03], Michael Getler. A maioria foi favorável à reportagem, mas houve gente que a questionou. Foi levantado, por exemplo, que não ficou claro se esses procedimentos seriam padrão nos zoológicos do país ou se o National Zoo seria uma exceção ruim. Os repórteres confirmaram que seria muito difícil estabelecer um padrão nacional entre todos os parques para poder comparar com o que vem acontecendo em Washington.

Outros leitores não aceitaram a prioridade que os animais ganharam sobre assuntos aparentemente mais importantes, como um ataque aéreo dos EUA no Iraque, em que nove crianças morreram. Por outro lado, Getler cita que, ao lado da manchete sobre a história dos bichos, havia, com menor destaque, uma chamada para reportagem sobre o desaparecimento, perto da Moldávia, de 38 foguetes que poderiam ser usados com material nuclear ? um pesadelo em tempos de terrorismo. Essa revelação, que não seria confirmada pelas autoridades americanas, curiosamente não gerou comentário de leitores.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem