Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Radiografia de uma cobertura

A pesquisa “Infância na Mídia”, realizada pela ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância em aliança com o Instituto Ayrton Senna e apoio do Unicef, tem como objetivos radiografar a cobertura jornalística das questões da criança e do adolescente e ampliar as relações entre os meios de comunicação e os atores sociais. São analisadas de 48 jornais e 8 revistas. Os dados da pesquisa, cuja 9ª versão é de março de 2000, são agrupados em quinze temas, entre eles Violência, Saúde, Drogas, Diretos de Justiça, Educação, dos quais dez são divididos em subtemas – o que permite uma avaliação mais aprofundada das prioridades da pauta jornalística voltada para as questões da infância e da adolescência.

Além de classificar as notícias por temas, o estudo observa os aspectos de “Busca de Soluções”, “Denúncia” e “Fontes”. A partir desta edição, a pesquisa “Infância na Mídia”passa a tabular a fonte da informação e a origem do “gancho” da notícia. O estudo também traz informações sobre a publicação de artigos e editoriais acerca de infância e adolescência.

A pesquisa mostra que, em 1999, a imprensa brasileira publicou 83,52% mais matérias sobre infância e adolescência que em 1998. Do total de inserções, 30,83% podem ser consideradas como “Buscas de Soluções” para os problemas dos jovens brasileiros.

Esse quadro favorável é reflexo de ações que visam mudar a realidade social em que estão inseridos milhares de crianças e adolescentes. A mídia reflete essa realidade e abre, cada vez mais, espaços para que o debate alcance a sociedade toda. Com pesquisa “Infância na Mídia”, a ANDI espera contribuir com os meios de comunicação e com os atores sociais na construção de uma cultura de informação que, inspirada nos princípios dos direitos humanos, possa cumprir uma agenda comum de combate à exclusão social .

Um resumo da pesquisa está disponível no link abaixo.

Infância na Mídia – uma pesquisa ANDI / IAS (arquivo em formato .doc – Word)