Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

PRIMEIRAS EDIçõES > ACM

Raquel Ulhôa

Por lgarcia em 31/01/2001 na edição 106

ACM

"ACM diz que PMDB financiou livro", copyright Folha de S. Paulo, 23/01/01

"O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), acusou ontem o PMDB de ter financiado a publicação e a divulgação do livro ‘Memória das Trevas – A devassa na vida de Antonio Carlos Magalhães’, do jornalista João Carlos Teixeira Gomes.

‘Toda essa propaganda não foi paga pela editora. Pelo que vi no fim-de-semana, dá mais de R$ 1 milhão. A propaganda foi paga pelos mesmos corruptos que pagaram o livro e querem calar a minha voz… Os que pagaram o livro foram os ladrões da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) e dos portos’, disse ACM.

Os órgãos citados pelo senador são vinculados aos ministérios da Integração Nacional e dos Transportes, controlados pelo PMDB. ACM fez publicamente várias acusações de corrupção contra seus dirigentes.

Na entrevista concedida ontem, o presidente do Senado também citou o presidente do PMDB, senador Jader Barbalho (PA), candidato à sua sucessão e seu adversário político no Congresso.

‘Não é possível que o livro já tenha esgotado nas livrarias. Quem pagou deve ter comprado vários de uma vez. Vai lá no gabinete do Jader e pega cinco ou seis. Nem o autor (do livro) nega que foi pago por eles em entrevista à imprensa. Só não diz por quem foi pago.’

Jader, ao saber do comentário do presidente do Senado, respondeu, por meio de sua assessoria: ‘Recuso-me à idéia de ser envolvido, com o PMDB, em mais esse episódio baiano’.

Exceto pela acusação contra o PMDB, ACM minimizou o livro de Gomes. Afirmou que há dois meses já sabia que ele estava sendo preparado e que esperava ‘algo mais forte’. O senador disse que leu no fim-de-semana e que ficou ‘decepcionado’.

Afirmou que o autor não conseguiu fazer ‘nenhuma acusação’ contra sua moral nas 700 páginas."

"Chanel 1", copyright Folha de S. Paulo, 23/01/01

"Falhou a rede que mantém Antonio Carlos Magalhães bem informado. Ele só soube da existência do livro ‘Memórias das Trevas’, com ataques à sua carreira, na noite de sexta-feira, quando os exemplares estavam nas livrarias. Na madrugada, enviou a amigos e advogados.

Chegou-se a pensar em processo. ACM preferiu investir na acusação de que quem pagou o livro foram seus inimigos.

Chanel 2

O dono da Geração Editorial, Luiz Fernando Emediato, nega. Mas diz que, se as empresas de Jader Barbalho quiserem comprar exemplares para distribuir a bibliotecas, ele vende. Com 50% de desconto."

"ACM vai à Justiça contra livro", copyright O Estado de S. Paulo, 20/01/01

"O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) prometeu ontem ir à Justiça contra o livro Memórias das Trevas, Uma Devassa na Vida de Antonio Carlos Magalhães, do jornalista João Carlos Teixeira Gomes, lançado pela Geração Editorial. Dez mil exemplares foram distribuídos a livrarias de todo o País na quinta-feira. ‘Ele não poderia usar a minha foto, não dei autorização’, protestou o senador, ao saber que sua foto ilustra a capa. Ele anunciou que pedirá judicialmente a retirada da foto.

Quanto ao livro propriamente dito, ACM disse que sua reação dependerá do conteúdo. Ele não havia tido acesso ao livro até o inicio da noite de ontem. ‘Soube que a revista IstoÉ sairá com uma ampla reportagem sobre o assunto. Vou ler.’ Ele não espera elogios do autor, velho desafeto seu na Bahia, mas acha que o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e o deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) estão por trás do episódio. ‘Os dois pagaram para o livro ser publicado’, disse.

O diretor da editora responsável pelo livro, Luiz Fernando Emediato, indignou-se com a acusação do senador. ‘Sou um escritor, jornalista, que, em 20 anos de carreira, nunca fui acusado de receber um tostão de empresa privada ou político’, reagiu. Ele disse que não teme enfrentar um processo contra ACM. ‘O processo não nos assusta, só o perfil do senador.’"

Volta ao índice

Imprensa em Questão – próximo texto

Imprensa em Questão – texto anterior

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem