Domingo, 21 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Rádio de MPB na internet

Por lgarcia em 16/04/2003 na edição 220

INSTITUTO MOREIRA SALLES

Beatriz Singer

O Instituto Moreira Salles está lançando a Rádio IMS, disponível gratuitamente no sítio www.ims.com.br. A rádio virtual é a única no país a dedicar-se especialmente à música popular brasileira de raiz e suas ressonâncias na música erudita, bem como a outros temas multiculturais voltados à herança cultural no Brasil.

A rádio será permanentemente atualizada e trará notícias, seleções musicais, além de programas especiais. Baseados nos arquivos sonoros e visuais da instituição, os especiais serão apresentados de forma consecutiva, a cada semana. Inicialmente, a série especial conta com 12 programas sobre música popular brasileira. No programa de abertura, o violonista Maurício Carrilho e a pesquisadora Anna Paes contam a história do choro no Brasil.

Antonio Fernando De Franceschi, superintendente executivo do IMS, conta que a idéia da rádio surgiu no ano passado, "quando o Instituto Moreira Salles inaugurou uma reserva técnica musical na unidade do Rio de Janeiro e, em seguida, passou a desenvolver um complexo projeto de disponibilização de seus acervos musicais na internet."

Para Franceschi, este é um presente ao público. "Desde logo, percebemos que o público do IMS, além do acesso direto a esses raros conteúdos ? inicialmente, 13 mil fonogramas ?, mereceria contar também com uma programação elaborada a partir dessas fontes e de outros acervos nossos". Não só ganha o público com o contato com raridades musicais de raiz, como ganha a história da música popular brasileira com a projeção. "Acreditamos que a principal contribuição será a divulgação desses arquivos musicais, fotográficos e literários do IMS para um público cada vez maior."

O público do IMS, afirma Franceschi, encontrará na rádio "conteúdos especialmente preparados, utilizando os recursos da internet, para levar a qualquer lugar e em qualquer horário aspectos importantes da cultura brasileira". "Convidamos também os artistas participantes da agenda dos centros culturais do IMS e do circuito cultural brasileiro para diversas entrevistas e leituras."

A resposta do público não tardou a aparecer tão logo a rádio foi lançada. "Temos recebido muitos e-mails elogiando o novo sítio e, sempre, todos citam a rádio como uma importante iniciativa", conta a jornalista Paula Papis, responsável pela gerência da página do IMS.

Enquanto Paula gerencia o sítio hospedado no Terra, José Luiz Herencia coordena a produção musical da rádio. "A equipe do sítio prepara mensalmente uma pauta da programação que é apresentada para a direção do Instituto, que recebe também sugestões de outras áreas do IMS. Após aprovação, dividimos as tarefas", afirmou Paula. Para o futuro, o Instituto pensa em utilizar material em vídeo do acervo.

O Instituto Moreira Salles foi fundado por Walther Moreira Salles e é mantido pelo Unibanco. É uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 1990, que tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais. As principais áreas de atuação são fotografia, literatura, cinema, artes plásticas e música brasileira. Além dos centros culturais, o Instituto Moreira Salles coordena também as atividades dos Espaços Unibanco de Cinema/Unibanco Arteplex, uma sofisticada rede de salas de exibição presentes no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Juiz de Fora.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem