Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Rení Tognoni

Por lgarcia em 30/05/2001 na edição 123

Imprima esta p?gina    

QUALIDADE NA TV


CAZÉ SEM PROGRAMA

"Cazé temporariamente sem programa", copyright O Globo, 27/05/01

"O apresentador Cazé Peçanha se despede hoje do programa ?Sociedade anônima?, que desde 1 de abril vinha sendo exibido após o ?Sai de baixo?, na Globo. O término do programa foi comunicado a Cazé na última segunda-feira pela direção da emissora. Apesar de abalado com a notícia, Cazé ainda se dedicou ao programa durante a semana, gravando duas reportagens que, segundo ele, serão mostradas hoje, na nona e última edição. A partir do próximo domingo, no lugar do ?Sociedade? serão exibidos filmes.

– Agora começa uma nova etapa. Estou digerindo o que está acontecendo. Acho uma pena o programa ter acabado, pois gostaria de continuar. Não estou feliz – disse o apresentador quarta-feira passada por telefone.

A guerra pela audiência foi a principal causa do cancelamento. Domingo passado, por exemplo, o ?Sociedade anônima? registrou 12 pontos no ibope, contra 22 do ?Topa tudo por dinheiro?, do SBT, média que vinha se mantendo. Cada ponto equivale a 80 mil telespectadores na Grande São Paulo. Segundo ele, a direção da Globo também alegou que o horário era inadequado para o programa.

Apesar de Cazé garantir que a emissora gostava do ?Sociedade?, a atração não voltará a ser exibida. O apresentador estará empenhado a partir de amanhã, junto com o diretor José Lavigne, na criação de um novo produto ainda sem formato, dia e horário definidos. A equipe de produção para o desenvolvimento do projeto será escolhida por Lavigne com a Central Globo de Produção.

– Eu vinha percebendo que a audiência não estava boa, mas estava recebendo resposta positiva do público e da crítica. Concordo que o horário é inadequado. E também tem o fato de ser uma televisão comercial. Até então eu só havia trabalhado em TV segmentada – diz ele, que foi VJ da MTV por seis anos antes de ser contratado pela Rede Globo, em janeiro de 2000.

Apesar do término do ?Sociedade?, Cazé avalia positivamente seu desempenho:

– Estou muito feliz com o que fiz e tenho orgulho do programa. Consegui manter minha identidade e dei um passo à frente na carreira.

Cazé diz não temer ficar mais um ano sem aparecer na telinha. Seu contrato com a emissora termina no fim de 2001, mas ele tem certeza de que estará à frente de uma nova atração antes disso."

"Cazé fica fora do ar", copyright Jornal do Brasil, 24/05/01

"Contratado pela Globo em novembro de 1999, o ex-VJ da MTV Cazé – que adotou o sobrenome Peçanha na emissora – esperou um ano para entrar no ar e nove semanas para sair. No próximo domingo, às 23h35, a emissora exibe o último Sociedade anônima. Em comunicado oficial divulgado na terça-feira, a Globo anunciou o fim do programa devido à inadequação do horário, que acabou refletindo diretamente nos índices de audiência. A atração vinha registrando média de 10 pontos no ibope contra 21 do Topa tudo por dinheiro, do SBT, apresentado por Silvio Santos.

?Estou chateado e frustrado porque me identificava muito com o programa. Mas a emissora achou o horário inadequado. É difícil competir com alguém que faz televisão há 30 anos. Silvio Santos é o mestre dos mestres?, afirma Cazé. ?Recebi a notícia com tristeza, investi muito nisso. As pesquisas revelaram boa receptividade do público, apesar de algumas pessoas na Globo acharem que esse tipo de formato poderia não render?, diz. Na próxima semana, a equipe de Cazé, que continuará sob o comando de José Lavigne, diretor do Casseta & planeta, urgente, começa a fazer reuniões para bolar um novo projeto. ?Vamos trabalhar em função do novo horário, que ainda não foi definido? , ressalta o apresentador, que ainda não parou para pensar em novos formatos para a atração. Segundo ele, a direção da casa deixou claro que gosta de seu estilo, mas não poderia perder mais tempo fazendo ajustes quase semanais no programa para conquistar a audiência.

Irreverência – O fim do Sociedade anônima, no entanto, não parece ter afetado a irreverência do apresentador, que cita alguns feitos inesquecíveis do programa. ?Purifiquei um chuveiro elétrico através do fogo e destruí escutas telefônicas. Está tudo gravado. Vou mostrar para meus filhos depois?, brinca.

Para estrear um novo programa, a equipe de Cazé terá que agir rápido: o contrato do ex-VJ termina no fim do ano. No caso do Sociedade anônima, a rapidez ficou em segundo plano. Foi uma batalha para a atração emplacar. A primeira data prevista foi janeiro de 2001, mas o piloto não ficou muito bom e a estréia ficou adiada para março. O segundo piloto também não convenceu a cúpula da emissora e a data mudou para 1? de abril. Com 45 minutos cortados para meia hora, o Sociedade anônima entrou no ar dia 8 de abril.

PREVISÃO DO TEMPO

"Previsão do tempo, a qualquer hora do dia", copyright Jornal da Tarde, 24/05/01

"Por que, no Brasil, a previsão do tempo não tem a penetração e a importância que tem no hemisfério norte? Naturalmente porque o mau tempo aqui pode ser mais uma contrariedade do que um risco de vida. Nas análises do levantamento dos índices de audiência da televisão paga, o Canal do Tempo (no canal de variedades da Net, o 01), especializado em meteorologia, ficou entre os ?outros?. No entanto, o serviço que ele presta é de boa qualidade. As informações dos serviços de meteorologia locais e internacionais são bem detalhadas, bem ilustradas com auxílio de computação gráfica e bem apresentadas.

O usuário que vai viajar pode saber a previsão para os próximos três dias.

Ou as condições na região para onde vai, ou nos aeroportos. Tem direito até a uma previsão personalizada para o fim de semana, se solicitá-la pela Internet. Há um quadro interessante de respostas a perguntas do público.

Quem faz a pergunta aparece na tela e as respostas são dadas em tom didático, com ilustrações. Também didático é o quadro Meteorologia de A a Z, no qual se pode ficar sabendo, por exemplo, que o Peru, por causa da variação de altitudes e das correntes marinhas, tem 28 tipos diferentes de climas. As previsões são feitas para todas as regiões do Brasil, com destaque para as cidades principais. Há informações também sobre a temperatura e condições no momento, sobre nascente e poente, ventos, umidade, pressão, ondas do mar etc. Enfim: o Canal do Tempo, que corresponde aqui ao americano The Weather Cannel, presta um bom serviço.

Não é bem assim

A chamada para a matéria, no primeiro jornal da Band de segunda-feira, dizia: ?O Corinthians goleia o Botafogo e já faz festa pela conquista do título.? Não era bem isso. Na matéria, jogadores e técnico mostravam cautela, repetiam que não haviam ganho nada ainda. Depois, aparecia a torcida, essa, sim, fazendo festa pelo título. A chamada correta deveria ter sido: O Corinthians goleia o Botafogo e a torcida já faz festa… etc. Um pouco de rigor é bom e educativo.

A repórter Lília Teles, no canal Globo News, apresentava uma simpática matéria contando rapidinho a história da motocicleta a propósito de uma exposição que se realiza no Rio. A certa altura, mostrou uma foto clássica de Marlon Brando sobre uma moto e disse que a cena era do filme O Selvagem da Motocicleta, em que Brando fazia um rebelde etc etc. Não é nada disso. O filme de Brando chama-se O Selvagem (The Wild One) e foi dirigido por Laslo Benedeck. Virou cult de uma geração. Já O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish) é cult de outra geração, com Mickey Rourke, dirigido por Francis Ford Coppola.

Nível

O baixo nível de conhecimentos exigido pelas perguntas nos shows de Silvio Santos já foi criticado por muita gente. Na verdade, considerando o universo de público do animador dono do SBT, o nível das perguntas é adequado. O público dele tem uma tênue informação sobre os assuntos abordados e o objetivo é fazê-lo participar, na base do ?ah, se fosse eu que estivesse lá eu ganhava?. Se o nível da perguntas subir e ficar distante do telespectador, o programa fracassa.

Ainda não ouvi críticas ao baixo nível das perguntas feitas no programa do Faustão. Coisas do tipo: qual é a alternativa certa: ?houveram? muitos gols, ?houve? muitos gols, ?haveram? muitos gols ou ?haviram? muitos gols?

Ex-colegas de escola de gente famosa como Luma de Oliveira e Zezé de Camargo tentam responder e com uma freqüência espantosa escorregam. O quadro presta um serviço ao jovem telespectador: mostra que é melhor estudar, mesmo que o objetivo na vida seja a celebridade, para não pagar um mico de ignorante na frente de milhões de pessoas.

Guerra

É só um lembrete para os distraídos: começa hoje e vai até sábado a maratona de Guerra nas Estrelas. Uma grande viagem da imaginação, no nível das melhores histórias em quadrinhos. Liberte a criança que está em você. De hoje a sábado, três filmes no Telecine Action e, domingo, um inédito no Premium. Domingo, quem quiser tomar um porre de aventura tem a guerra inteira das 10h30 da manhã até as 22 h. Confira no guia."

VÁRIAS

"Sexo entre xifópagos", copyright no. (www.no.com.br), 23/05/01

"O Sexytime, que substituiu a contagem dos carneirinhos para se pegar no sono, agora colocou homens em sua encenação do que os americanos imaginam ser o embate amoroso. Antes, como sabem os que conseguiram chegar ao segundo strip-tease antes de cair em sono profundo, só mulheres atuavam, suspiravam, reviravam os olhinhos e fingiam que estavam fora de si próprias. Com os homens a coisa anda mais estranha ainda. Algo faz com que eles fiquem colados nas moças o tempo todo, mas como a câmera não detalha como se engataram daquele jeito, dá para pensar que as organizações Tabajara estão anunciando uma goma de pele que deixa finalmente os casais unidos para sempre, mas com um tremendo jeito de xifópagos.

?Brazilian Beatles

Fátima Bernardes apareceu com uma franjinha Lennon-McCartney na noite em que o Senado aceitou abrir processo de cassação de ACM e Arruda. Só os mais apressados diriam que isso é coisa da Regina Martelli, a responsável pelo visual dos jornalistas da Globo. A franjinha beatle da Fátima embute algum comentário ao momento político energético do país. Ou ela está cantando Taxman (o cobrador de impostos que taxava tudo), do álbum Revolver, para falar da sobretaxa do apagão, ou pegou pesado e veio de Pigs (Você já viu aqueles porquinhos chafurdando na lama?), do álbum branco, para dar um toque no que vai pelo Senado.

O carro é mais sexy

Os carros estão cada vez mais possantes, mas definitivamente não se fabricam mais rapazes como antigamente. Veja a propaganda que está no horário nobre da Globo. Ele, moreno alto, bonito e sensual, estaciona o carro, entra no apartamento e – tudo rapidinho – já tem uma morena linda à espera. Trancam-se no quarto e num segundo o rapaz está de saída, com ar de missão cumprida. A moça, na porta do apartamento, parece ligeiramente desapontada com a pressa de tudo e suspira lamentosa vendo o rapaz se jogar para dentro do carro, começar a acariciar marchas, acertar o painel e zarpar todo pimpão e satisfeito. A voz do locutor em off completa a historinha: ?Honda Civic. Você não vai querer perder tempo com mais nada.? Os homens ficam ridículos, as mulheres são tratadas como um pit-stop básico para troca de óleo e os carros também não ficam confortáveis acariciados pelo malandro.

Envelheçam

De barriga de grávida e votação pela internet ninguém sabe o que pode sair. Mas, pelo que se viu nos resultados do Prêmio Multishow de Música, de uma ou de outra sai quase sempre uma criança que nunca faz exatamente o que papai faria. A revelação do ano foi Vanessa Camargo. Quer mais? O melhor show foi o de Sandy e Júnior. No resultado final Sandy, que beliscou também o melhor videoclipe, saiu empatada com Marisa Monte (melhor CD e melhor música, Amor I love you), mas, como teve uma indicação a mais, Sandy foi a grande vencedora da noite. A ditadura teen já toma conta da MTV, do canais de desenho e agora avança para o controle do Multishow. Vivo fosse, Nelson Rodrigues repetiria que todo homem deveria nascer já com 35 anos.

Bofes americanos

Gays ingleses são mais perversos. Gays americanos curtem mais uma purpurina disco. Pelo menos é o que se conclui das diferenças entre o seriado Queer as folk, nas versões inglesa e americana. A inglesa veio primeiro e se você não viu, passava à meia-noite no Eurochanel, deve ter lido aqui no ano passado. Inteligente, avançada e de bom humor. Como foram feitos poucos capítulos (os atores não eram gays e começaram a pedir os tubos para continuar com a onda), os americanos refilmaram tudo e, por enquanto, já têm 19 capítulos prontos. O Cinemax Prime, rápido no gatilho, pois a série mal estreou nos Estados Unidos, começa a passar tudo a partir da meia-noite de primeiro de junho. Os gays americanos são mais previsíveis. Beijam-se muito, sim, e isso ainda choca na televisão. Mas o elenco inglês era infinitamente superior. De qualquer maneira, a volta da pegação de Queer as folk vai fazer que o movimento na Le Boy, a disco preferida dos bofes cariocas, comece um pouco mais tarde no fim de semana.

Sai dessa, Mion!

Sobrou pro Cazé. O cara estava lá no cantinho dele na MTV, dando um show, superestrela inteligente e engraçado, quando vem a Globo e põe uma baba na mão do rapaz. Cinco anos antes ele vendia sanduíche na porta da MTV. Aceitou, claro. Foi ser global. Ficou um ano na geladeira, até que finalmente formataram o programa. A estréia do Sociedade Anônima foi contra o Oscar, é mole? Levou um banho. Depois foram três meses de lavada do Show do Milhão do Silvio Santos. O programa vai ao ar este domingo e, a alta direção da emissora já avisou, bye-bye. Fora da grade. O ACM e o Arruda são culpados, o Viola também foi muito bem expulso no Flamengo e Vasco, não tinha nada que tirar a camisa para comemorar o gol. Mas o Cazé não tem culpa. Não há nada de errado com ele. O problema está no horário. É impossível manter um programa jovem domingo à noite, da mesma maneira que o Serginho Groissman corta um dobrado para se manter na madrugada de sábado. A próxima vítima deve ser o impagável Marquinhos Mion, dono dos piores clipes do mundo. Filé mion na MTV, Mion periga ser vendido como churrasquinho de gato na Globo. Como diriam na MTV, watch out! Fique onde está, Marquinhos."

Volta ao índice

Qualidade na TV ? próximo texto

Qualidade na TV ? texto anterior

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem