Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Renato Delmanto

ÚNICA FECHA

"Editora Globo decide fechar a revista Única", copyright Cidade Biz, 19/7/01

"Justificativa foi a baixa circulação, mas razão pode ser financiar upgrade de Época

A razão alegada para ?descontinuar? Única foi a performance ruim em circulação. Com pouco mais de 2,5 mil assinantes, o título vendia entre 15 e 17 mil exemplares em bancas. Esta performance foi também prejudicada pela agilidade da Editora Símbolo em lançar antes a feminina Uma, que embora tivesse outra proposta editorial, provocava uma confusão nos leitores.

Nos corredores da editora, a suspeita é outra. Diz-se que o fim da feminina (uma estrutura com equipe de cerca de 30 pessoas, que deve ser em parte realocada em outros títulos) tem relação com o projeto de lançamento da edição regional de Época. O fim de Única daria o caixa necessário para a editora fazer decolar o projeto da Época SP, o calcanhar de Aquiles da Editora Globo na briga com a Veja e a Abril.

Falando por telefone nesta sexta com o Cidade Biz, Marcos Dvoskin descartou a relação entre os dois eventos. ?São projetos independentes, com verbas independentes?, afirmou. O diretor-geral alegou ainda que o mercado publicitário só neste mês de julho deu sinais de recuperação, ?mas o que foi perdido até agora, não se recupera?."

 

LÍDERES PELA GM

"Gazeta Mercantil premia líderes sociais e empresariais", copyright Cidade Biz, 18/7/01

"Nomes eleitos pelos assinantes do jornal passam a integrar fórum permanente

A Gazeta Mercantil promove no próximo dia 31 a solenidade de premiação dos líderes sociais do Brasil. A lista de 20 nomes (abaixo) foi composta a partir de votação feita pelas cédulas encartadas nos exemplares dos assinantes do jornal e pela internet, nos sites das Organizações Instituidoras. Com os sufrágios em mãos, o Conselho de Mérito Social reuniu-se a escolheu, dentre os mais votados, aqueles que passarão a integrar, em caráter permanente, o Fórum de Líderes Sociais do Brasil.

O fórum é resultado de parceria entre o Instituto Ethos Empresas e Responsabilidade Social, a Ashoka Empreendedores Sociais e o Fórum de Líderes Empresariais Gazeta Mercantil. Tem por objetivo fomentar projetos de ética e responsabilidade social entre empresários. Na entrega do prêmio aos 20 líderes eleitos, dia 31 às 19h30, no Credicard Hall, em São Paulo, será feita uma homenagem póstuma a Herbert de Souza, o Betinho.

Já os líderes empresariais são escolhidos pelo destaque que têm em seu respectivo setor de atuação na economia brasileira. Tornam-se membros do seu próprio fórum, no qual se discutem diversos temas voltados ao mundo dos negócios. Em 2001, a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) é o tema permanente dos quase 800 membros do Fórum de Líderes Empresariais da Gazeta Mercantil.

A votação é realizada da mesma maneira, por assinantes e via internet. São 55 os setores da economia brasileira de onde advém os nomes indicados. Os aspectos sugeridos para a escolha dos líderes são: inovação tecnológica, modernização das relações capital-trabalho, preservação do meio ambiente e ação objetiva nas questões sociais. A eleição dos líderes empresariais é acompanhada pela seleção da empresa do ano, que leva o Prêmio Imagem Empresarial Gazeta Mercantil.

Líderes sociais: Antônio Ermírio de Moraes, Antônio José Polanczyk, Daniel Raviolo, Dora Andrade, Ernesto Heinzelmann, José Carvalho, José Pessoa Queiroz Bisneto, Lázaro de Mello Brandão, Luiz Antônio Seabra, Maria das Graças Marçal, Maria Helena Johannpeter, Miguel Krigsner, Norberto Odebrecht, Pe. Júlio Lancelotte, Roberto Egydio Setúbal, Rodrigo Baggio, Sebastião Rocha, Sílvia Brandalise, Vera Cordeiro, Zilda Arns."

 

NOVO COMANDO NA GM

"Gazeta Mercantil muda chefia de redação", copyright Cidade Biz, 20/7/01

"A sexta-feira foi tumultuada na Gazeta Mercantil. Boatos da saída da chefia de redação foram reforçados pela longa reunião no décimo andar entre Luiz Fernando Levy e o diretor de redação, Mário de Almeida. No fim do dia, a direção do jornal anunciou oficialmente a saída do diretor e o nome de Roberto Müller para o cargo.

Os boatos que circularam durante o dia davam conta de que também sairiam os dois subordinados diretos de Almeida, o editor executivo Delmo Moreira e Cida Damasco. As relações entre Almeida e Levy vinham mal há algumas semanas – e já eram estritamente formais. Salários na faixa do seu estão atrasados há três meses. Um dos incômodos sentidos por Mario de Almeida foi o coquetel de lançamento da TV Gazeta Mercantil, para 700 convidados.

Roberto Müller, com longa carreira na empresa, retornou recentemente à casa, vindo do site Panorama Brasil. Sua volta teve como missão estruturar a equipe responsável pelo projeto de TV."

 

POST E BRASIL

"?Post? diz que ajuda deverá ser substancial", copyright O Estado de S. Paulo, 21/7/01

"Segundo jornal americano, justificativa seria a boa performance brasileira

O jornal americano Washington Post publicou que o Fundo Monetário Internacional (FMI), preocupado em evitar que a crise argentina tenha efeitos devastadores na América Latina, deu sinais ontem que estaria disposto a fazer ?um substancial novo empréstimo ao Brasil caso o governo brasileiro solicite?. Segundo o diário, novos empréstimos para a Argentina não parecerem estar sendo avaliados. ?Mas o raciocínio que justifica novos empréstimos para o Brasil é que o país tem uma boa performance na avaliação das autoridades de Washington e um ?forte apoio internacional poderia manter seus problemas econômicos sob controle?.

O Washington Post disse que até agora os diretores do FMI vêm se limitando a repetir que permanecem em ?contato constante? com as autoridades brasileiras, sem assumir maior compromisso. Mas ontem o diretor de desenvolvimento de políticas do FMI, Jack Boorman, fez questão de elogiar numa entrevista coletiva a política econômica do Brasil e a performance do país sob o pacote de ajuda de US$ 41 bilhões concedido no final de 1998. ?O desempenho do Brasil continua bom?, disse Boorman. ?Eles administraram a situação muito bem, segundo a avaliação de quase todo mundo, bom trabalho.?

Segundo o jornal, embora Boorman tenha evitado dizer explicitamente, seus comentários foram um claro sinal de que o FMI daria boas-vindas a um pedido brasileiro para elevação do atual pacote de empréstimos ou para a mobilização de um novo. O Washington Post citou uma declaração do presidente Fernando Henrique Cardoso publicada pelo Estado: ?Se for necessário, nós iríamos solicitar mais recursos.?

O jornal disse que a adminstração do presidente George W. Bush tem uma posição cética em relação a pacotes de ajuda do FMI. Mas ontem, o subsecretário do Tesouro para assuntos internacionais, John Taylor, ?também respondeu a uma pergunta sobre um possível pacote de ajuda ao Brasil com elogios ao governo de Cardoso?.

Taylor evitou comentar se o pacote está sendo avaliado ou será anunciado, mas disse: ?O Brasil fez um bom trabalho. Eles aumentaram o superávit fiscal, levam a meta inflacionária muito a sério e os bancos estão em boa situação.?"

 

ARTES DE GAROTINHO

"?Passando a Limpo?", copyright Folha de S. Paulo, 21/7/01

"?A afirmação publicada na coluna ?No ar? de terça-feira (17/7) – de que eu estou ?jogando pesado para não tornar o ?Passando a Limpo? um veículo da Igreja Universal na defesa de Garotinho contra a Globo? – não corresponde aos fatos. A entrevista feita com o governador Anthony Garotinho teve o mesmo caráter jornalístico das demais entrevistas do programa. Não houve nenhuma intenção de apoiá-lo ou de demonstrar minha independência em relação à direção da Rede Record, da qual só tenho recebido estímulo para um trabalho profissional crítico e isento. Aliás, no dia seguinte, o bispo Gonçalves, presidente da Record, telefonou-me cumprimentando-me pela entrevista.? Boris Casoy, âncora do ?Jornal da Record? (São Paulo, SP)"

    
    
              

Mande-nos seu comentário