Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Revistas na mesma

TELETIPO

Pesquisa da Mediamark Research destaca que 205 revistas americanas mantiveram, em média, número de leitores estagnado. As revistas masculinas tiveram crescimento de 8,3% no período de um ano, chegando ao total de 40 milhões de leitores. Maxim foi a campeã do segmento, com 12,2 milhões, o que dá 5,3 pessoas por exemplar. Publicações de culinária aumentaram seu leitorado em 4,5%, atingindo 27,4 milhões no total. Os semanários de interesse geral, como Time, Newsweek, U. S. News e World Report chegaram a 56,5 milhões de leitores, 3,5% a mais que há um ano. O segmento de revistas de negócios teve diminuição de 4,1%, ficando em 29,4 milhões, segundo Paul Colford, do New York Daily News [16/11/02].

A lei que obriga bibliotecas americanas a instalarem filtros contra pornografia nos computadores será julgada pela Suprema Corte no ano que vem a pedido do Departamento de Justiça, depois que um tribunal federal da Philadelphia a considerou ilegal. A Lei de Proteção à Criança na Internet foi assinada em 2000 por Bill Clinton, mas a União de Liberdades Civis e a Associação Americana de Bibliotecas se opuseram a ela. O tribunal federal chegou à conclusão que os filtros não funcionam adequadamente, impossibilitando acesso a sítios sem conteúdo pornográfico e permitindo visita a outros com material inadequado. Disse ainda que há meios menos restritivos de coibir o acesso de crianças a textos e imagens destinados a adultos. Opositores à lei alegam que ela obriga as bibliotecas a infringirem a liberdade de informação ? garantida pela Primeira Emenda da Constituição ? segundo a Reuters [12/1102].

Ao comemorar o quinto aniversário de sua versão americana, o Financial Times anunciou que em cinco anos provavelmente terá maior circulação nos EUA que em sua terra natal, o Reino Unido. "Temos montes de oportunidades nos Estados Unidos, dado o tamanho do país e o número de pessoas envolvidas em negócios internacionais", disse John Marcom, presidente do Financial Times para as Américas, à Bloomberg News [13/11/02]. O jornal não pretende, no entanto, fazer concorrência aos grandes diários nacionais, como The Wall Street Journal e The New York Times. A idéia é ser uma boa segunda opção para leitores ricos com idade média de 49 anos. A expansão internacional é objetivo de outros jornais também. The New York Times recentemente comprou do Washington Post o controle integral da International Herald Tribune, além de passar a publicar suplemento em inglês com seleção de seus melhores artigos no francês Le Monde.